mercoledì 19 ottobre 2016

Arcugnano e nostra prima cantina

Depois da Fiera Abilmente de Vicenza (sábado, 13/out), seguimos para nosso B&B que fica em Arcugnano. É fora da cidade, uma fazenda no alto de uma montanha, ou como eles dizem: "agriturismo".

Mariana que escolheu, e como sempre uma ótima escolha! O lugar é lindo e super tranquilo. Se chama "La Quiete".



Chegamos à  noite, depois da Fiera. Lá encontramos dois militares norte-americanos e o filho do dono jantando e bebendo vinho. O filho do dono se chama Matteo, um gurizão muito simpático e divertido (ou seria devido ao vinho!? rsrs).
Contamos de onde viemos, Florianópolis, ele pesquisou no Google e ficou fascinado com as praias, ou melhor, com a mulherada que viu nas praias de Floripa kkk :p 


Logo fizemos amizade e nos ofereceram uma taça de vinho... conversamos num inglês-italo-português... mas com vinho todos se entendem hehehe

Dia seguinte acordamos tarde... Uma pena que estava chovendo tanto... Pedimos umas dicas para Matteo do que fazer com chuva. 
Engraçado que na noite anterior ele estava tão "ubriaco" que nem lembrava nosso nome... mas quando falei "Floripa" ele deu um sorrisinho maroto. Com certeza das "fotos da praia" ele lembrava hahaha Ele já disse que quer visitar o Brasil.


Apesar da chuva, ainda assim arranjamos o que fazer: visitar uma vinícola familiar. Mas antes pegamos a estrada para almoçar no centro de Arcugnano, uma vista linda!


Nosso B&B fica lá no alto, mas a neblina não deixa ver direito.


Olhem que engraçada a decoração deste restaurante, com fotos de jogadores nas paredes. Bem anos 80, a cara da Itália hehehe


Já era tarde... mas eles abriram e nos atenderam mesmo assim! Isso é Itália :D  

E olha o tamanho da pizza "individual" hehehe



Pegamos mais estrada para chegar na vinícola... asfalto e estrada de chão... passamos por lugares maravilhosos!!!



Chegamos na vínicola que Matteo indicou. Na verdade ele não parava de falar em uma tal de Chiara, filha do dono da vinícola. Acho que ele tá apaixonadinho hehehe ;)

A vinícola se chama Piovene Porto Godi, tem mais de 500 anos, é mais antiga que o Brasil!!! 
Primeiro nos levaram na produção e no local onde estocam o vinho em pipas, a casa também é de 1500, uau!!! Olhem a escadaria, chega a ser gasta de tão antiga.


Tem um gatinho cuidando das pipas kkk



Bem... agora vamos a degustação ;)


Vejam acima a coloração de cada tipo de vinho. E o gosto, o aroma, tudo muito diferente!



Experimentamos dez tipos de vinhos, e eles explicando sobre cada um em meio a um bom papo em italiano.


Durante a degustação nos deram um pão típico do Vêneto, Mari não gostou por ser muito duro. Eu adorei, afinal é da região da minha família hehehe ;)
É um pão assado em forno a lenha por longo período até desidratar. Assim ele fica parecendo um biscoito, eu gostei!!! E segundo eles, esse pão absorve o vinho e não deixa ficar ubriaco kkk :p


Durante a degustação caiu maior chuva lá fora. Então eu olhei pela janela e disse "Varda come piove", e todos começaram a rir! 
Eu explico: é que o certo (italiano standard) seria "guarda come piove", o termo "varda" é em dialeto vêneto. Falei assim, pois era como meu nonno falava hehe
Mas um deles disse: "Pode falar, eu também falo dialeto". Adoraram o meu "varda" e o papo ficou ainda mais descontraído e divertido. 
Tudo é motivo de festa para um italiano rsrs ;)

Mais uma voltinha pela propriedade... 


Compramos dois vinhos, um "Frà i Broli" 2013 de uva Merlot, e um "Vigneto Riveselle" 2015 de Tai Rosso. Ambos DOC (Denominazione di Origine Controllata), aqui só bebemos vinho nacional hehehe ;) 
Diferentes, mas ambos tintos deliciosos! Dizem que 2015 foi um ótimo ano aqui, bem seco.

Voltamos para o B&B com nosso micro carro Panda diesel 4x4 alugado.


Onde jantamos uma bella pasta italiana, feita na hora e com ingredientes da própria fazenda, tudo muito bom. Mas desta vez bebemos só água, a cota de vinho semanal já acabou rsrs :p











2 commenti: