lunedì 27 febbraio 2017

Mercatino dell'antiquariato di Roncadelle

Domingo de carnaval também foi dia de "mercatino"! Desde nossos tempos de Bélgica (qualquer dia faço um post com essa história, mas moramos lá um ano há uns 5 anos atrás), que eu sou louquinha por feira de antiguidades.
Tenho muito carinho por objetos antigos e suas histórias. Como já escrevi aqui, imagino as histórias das pessoas que já o possuíram.



Esse mercado é enoooorme e acontece no último domingo de cada mês na cidadezinha de Roncadelle - beeem pertinho aqui de Brescia. Mesmo chegando tarde em função do carnaval, eu não podia perder, né?

Como curto muito essas feiras, sempre procuro nos lugares onde visitamos. É incrível ver a diferenças entre as feiras dependendo do país.
Na Inglaterra, as coisas relacionadas à monarquia tem muito destaque além de terem as porcelanas mais bonitas nos flea market.
No interior da França, o pessoal tem feiras (marché aux puces) mais profissionais e é mais difícil de conseguir uma barganha, mas as coisas são incríveis e com certeza vale a visita.
Na Holanda e região norte da Bélgica, os brocantes (como se chama lá esse tipo de mercado) são os melhores que eu já fui! Muita coisa e com preço acessível. Dessas vieram a maior parte das máquinas fotográficas antigas do João, um lustre de porcelana que eu AMO e outras miudezas.
Na região sul da Bélgica, a Valônia, onde moramos, ficam os brocantes mais divertidos! Além de feirinha, são uma grande festa, com pão com salsinha (boudin! que saudade!), música e muita gente na rua nos meses de verão. As banquinhas são de pessoas comuns que precisam fazer uma limpa na garagem ou vender tudo que uma tia velha deixou... Os preços são fantásticos e minha coleção de porcela é todinha de lá. Dica quente: se for numa delas, leve sacolas e carrinhos! Você vai gastar 30 euros mas vai precisar de um conteiner pra transportar tudo! rs
Aqui na Itália, não sabia que essa tradição também existia e fiquei muuuito feliz com a surpresa. Vimos muitos artigos militares (também comuns na Bélgica), os rádios valvulados antigos - paixão do João, bancas inteiras de enxováis antigos bordados à mão, arte sacra e moedores de café!


 Esse kimono de seda bordado á mão roubou meu coração!!


 E esse rádio valvulado estava pulando no colo do João.. rs


 Quem resiste ao charme de uma vespa antiga?


 Nessa banca acima, um pouco de tudo! Mas essas malas de couro... ai ai...

 Na categoria café, muitas mokas de porcelana e muitos moedores de ferro!


 Posso levar esse berço pra casa??? Diz que ssiiim!! Já imaginei ele todo pintadinho, colchão, almofadas, cheio de amor... Mas como disse o dono, "Manca il bambino!" ou, trocando em miúdos, "Falta o bebê!"
 Essas luminária Tiffany são muito lindas... e caras!

 Já quero uma casa grande pra ter uma adega dessas e uma cristaleira beeem grande pra poder encher de porcelanas novas!
 Esses mercados funcionam como um túnel do tempo em muitos aspectos. Nessa banca tinha uma coleção de artigos de escola dos anos 50.


 E essa máquina de costura? Ohh lá em casa!

 Essa coleção de latas antigas, fotografei especialmente pra uma amiga querida que compartilha esse gosto peculiar por velharias!


 Nessa banca acima, levamos uma bronca por tirar foto. Isso que tem na minha mão, é um carimbo de selo de cera. Tinha um com a águia e a suástica... tenso.
 E os lustres? Quero levar tuuuudo pra casa!




 Esse acima é uma forma de fazer violoncelo. Eu achei linda e cheia de significado. Imagina quantas horas um luthier passou debruçado sobre ela para fazer o instrumento perfeito...

Por hoje é tudo, pessoal! Até a próxima aventura!


Arrumei a casa, espanei o pó do peito
a tristeza, dei um jeito de escondê-la no capacho
areei os olhos, me quarei lá no riacho
tirei a roupa do tacho e botei tudo no lugar
terça-feira, hoje eu acho que meu amor vai voltar
                                               Kléber Albuquerque

Nessun commento:

Posta un commento