lunedì 13 febbraio 2017

Tessera sanitaria

Quem acompanha a nossa saga através do blog sabe que meu marido tem cidadania italiana, e eu, até o momento, ainda não. Já fiz o permesso di soggiorno e expliquei tudinho aqui, que saiu dois dias antes da nossa viagem pro Brasil - que não aconteceria se esse lindo documento não saísse!


Quando chegamos de volta à Brescia depois das férias, nossa prioridade era fazer minha tessera sanitaria (equivalente brasileiro ao cartão do SUS) para que eu pudesse viver tranquilamente e sem renovar o seguro saúde privado que havia feito.



Para tal, eu precisava do documento de residência dado pelo comune de Brescia, o codice fiscale (feito muito facilmente no ministero dell'interno só levando o passaporte com cópia) e o permesso di soggiorno (ou o comprovante de que dei entrada no pedido). Além disso, sempre levem cópias de todos os documentos, pois eles sempre pedem!



A tessera sanitaria provisória sai na hora e tem a mesma duração do permesso que você tiver. O cartão definitivo como esse da foto acima é enviado pelo correio para o seu endereço, mas com esse simplezinho já pode resolver tudinho.


Na hora que fui fazer, me pediram para escolher o médico de família ou de base, como chamam aqui. Escolhi a mesma médica do meu marido - que foi escolhida por nós unicamente com base na proximidade da nossa casa, já que não pegamos indicação de médico com nenhum conhecido. 

Claro que para mim as coisas não podiam ser simples assim, não é? Então tivemos um probleminha porque o estado civil do meu marido não estava corretamente atualizado.
Quando nos casamos, morávamos em Florianópolis, ele estava inscrito no AIRE de Curitiba (Anagrafe italiani residenti all'estero - registro dos italianos residetes no exterior). E foi pra lá que ele mandou uma cópia traduzida da nossa certidão de casamento para que fosse transcrita. Apesar de ter recebido um email do Consulado confirmando esse processso, infelizmente não foi averbado corretamente e o Comune de Valdagno (Comune de onde a família dele é descentente) não tinha essa informação.
Conseguimos fazer o registro aqui mesmo no Comune de Brescia, todos foram muito solícitos e ajudaram para que ficasse pronto o quanto antes.

Se você leu até aqui, duas dicas importantes:

1. É DEVER de todo italiano manter seu AIRE atualizado! As mudanças de endereço, casamento, divórcio, nascimento de filhos, devem ser informadas ao consulado para que seu cadastro esteja sempre em dia.

2. Essa é uma dica pra vida! Seja simpático e nunca chegue exigindo nada! Ainda mais aqui na Itália, onde você não fala o idioma com maestria e sim, eles estão te fazendo um favor em te ajudar. Todas as vezes que precisei de ajuda, encontrei gente simpática e fui bem recebida. Seja você a mudança que quer ver no mundo!


ATUALIZAÇÃO em 16/fev/2017

Hoje chegou a Tessera Sanitária definitiva! :D



2 commenti:

  1. Se meu marido pedir cidadania italiana (eu já tenho) ele perde os direitos de brasileiro (aposentadoria etc)?? Ainda moramos no Brasil

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Ele vai pedir por casamento, certo? Não perde nenhum direito brasileiro - aliás, não existe esse mito de que deve renunciar a cidadania brasileira quando recebe a italiana. Boa sorte!

      Elimina