mercoledì 22 febbraio 2017

Raccolta differenziata - o lixo na Itália!


Quem já mora aqui sabe bem do que eu estou falando! Mais complicado do que reconhecer a cidadania, do que aprender italiano... É saber onde vai cada tipo de lixo! rs Assim que chegamos aqui em Brescia, começou a valer um novo sistema de coleta. Dessa forma, nem os italianos sabiam como fazer! rs

Vou tentar escrever um pouco de como é aqui na nossa cidade.


Para começar, quando você registra residência e depois água e gás no seu nome, você recebe várias coisas. São dois cestos de lixo - o azul para papel e o verde para metal e vidro, um rolo de sacos amarelos onde se coloca o plástico e um rolo de sacos biodegradáveis onde vai o resíduo orgânico (umido, como é chamado aqui), um cartão magnético e uma cesta de lixo pequena para o orgânico.



Na caixinha azul que você recebe no "kit do lixo" vai o papel. Atenção! Só colocar aqui o papel LIMPO e sem resíduos de plástico, ok?


Na caixinha azul que também vem no kit, vão os vidros e as latas. Estes devem estar devidamente LIMPOS.

No saco amarelo, vai o plástico. Tudo deve estar LIMPO também.

  O lixo orgânico: são os restos de alimentos e de plantas e papel sujo ou molhado. Devem ser acondicionados nos sacos biodegradáveis e colocados nos coteineres que existem em cada quadra.


Esse último é para o lixo indiferenciado, ou seja, o que não foi nos anteriores (com algumas exceções). Pode ser acondicionado em qualquer tipo de saco e deve ser depositado nos conteineres que existem em cada quadra. IMPORTANTE: fraldas, preservativos e absorventes devem ser descartados aqui.

Para colocar o lixo orgâncio e o indiferenciado, você vai precisar da tessera do lixo (parecida com essa abaixo). Ao chegar no conteiner, vocẽ preciona o botão e aproxima o cartão. Abrirá entao um lugar para que você deposite o seu lixo. Logo após é só girar a alavanca ao lado e está pronto.


E o que não vai em nenhum desses?? Sim, existem exceções!

 
O ecocar é um caminhão itinerante que recolhe os seguintes tipos de lixo:
  • Medicação vencida
  • Óleo de cozinha
  • Pilhas e baterias de carro
  • Lâmpadas fluorescentes e neon
  • Eletrodomesticos de pequenas dimensões
  • Lixos domésticos perigosos - ainda não sei o que é isso! rs


Em alguns supermercados, farmácias, órgãos públicos e afins, existem locais para descarte de pilhas e medicações vencidas.

Roupas e sapatos em BOM ESTADO e LIMPOS devem ser colocados em conteineres amarelos para que sejam redestinados aos necessitados.

Eletrodomésticos, móveis e outros objetos de grandes dimensões. Para a coleta apropriada, deve-se ligar para o numéro da coleta de lixo seletiva da região para saber quando e que hora passará o caminhão desse tipo de coleta específica. Lembrando que deixar esse tipo de resíduo na rua ou em local não apropriado gera multa.

GREEN SERVICE. Esses conteineres são para o descarte de restos de jardinagem, folhas e flores. Devem ser colocados diretamente e SEM sacolas.

Outras observações importantes:
  • o Kit Lixo como explicado acima, é gratuido. Em caso de quebra ou perda de qualquer um dos itens, o mesmo pode ser adiquirido na sede da Aprica (empresa responsável) da sua cidade.
  • os sacos próprios para o descarte de plástico de de resíduos orgânicos também devem ser adiquiridos na sede da Aprica.
  • papel higiênico DEVE ser colocado diretamente dentro do vaso sanitário. Fraldas, absorventes e preservativos são colocados no lixo indiferenciado.
  • as taxas referentes ao lixo serão cobradas proporcionalmente à quantidade de lixo gerado.
  • Não precisa dizer, né? É proibido deixar o lixo por aí ou colocá-lo na rua fora dos períodos determinados para sua coleta.
  • Essas informações e outras, no site da raccolta differenziata di Brescia aqui.


Esse é o cartaz propaganda da coleta seletiva. Nele está escrito sobre a importãncia de preservar e tudo mais... O que mais me chamou a atenção é que eles fazem questão de ressaltar que 37 latas de alumínio podem se tornar uma Moka (aquela "chaleira" italiana para fazer café)!

1 commento: