domenica 26 febbraio 2017

Salo'

Aos poucos a temperatura está subindo aqui nesse lado do planeta. Então quando vemos um solzinho já aproveitamos o "calor" de 13 graus, colocamos só duas blusas e um casaco e vamos arejar a Ludovica (pra quem não sabe, nossa preciosidade em forma de carro velho).



Como agora somos "locais", resolvemos conhecer as cidades da redondeza com calma, uma por dia, para aproveitarmos o charme do lugar. Esse fim de semana, a eleita foi Salo' - sim, eles escrevem com apóstrofe no lugar do acento. Essa charmosa cidadezinha na margem oeste do Lago di Garda, tem cerca de 10 mil habitantes, foi fundada pelo romanos e pelos etruscos e guarda muita história. Entre 1943 e 1945, Salo' foi a capital do estado-fantoche de Mussolini apoiado pelos nazistas, a dita República Social Italiana, também conhecida como República de Salo'.

Logo na chegada, João estava com fome. Ele está sempre com fome, mas nessa hora ele estava tremendo de fome. O que inviabiliza qualquer tentativa minha de turismo. O jeito é ir procurar onde comer - e rápido!


Claro que havia uma pizzaria! Fizemos nosso pedido - sempre a mesma coisa- duas margherita e uma água com gás. Eu comentei com o dono do lugar que a cidade é muito bonita e ele perguntou assustado "Mas vocês não são daqui?". Se passar por local é muito divertido! Deve ser meu bronzeado europeu e o nariz nitidamente italiano do João.

Devidamente alimentado, pude levar o rapaz pra conhecer a cidade, que se resume ao lungolago (a beira lago), única rua do centro.




 Essa água cristalina sempre me hipnotiza! Eu, que sempre fui fã dos impressionistas, fico babando de ver um quadro de Monet com vida!
 Laaa beeem no fundo, são os Alpes Dolomitas com neve!


Outra coisa linda de se ver, são os primeiros sinais da primavera que vem vindo... Todas as plantas e animais acordando desse inverno gelado.



 Esse da estátua é Gasparo di Bertolotti, chamado por aqui de Gasparo da Salo' por ter nascido nesse cidade em 1540. Acredita-se que ele tenha sido o inventor do violino que conhecemos hoje e foi um dos primeiros luthiers que se tem registro. Ainda existem 60 instrumentos fabricados por ele.

 Vitrines de carnaval até na confeitaria... Com direito a máscaras de chocolate!

 Esse é o Lattughe ou Chiacchiere - doce típico do carnaval. Ele tem muitos nomes, incluindo bugie, cenci (in Toscana), fiocchetti (in Romagna), frappole, sfrappole, crostoli (in Veneto, Friuli-Venezia Giulia, Trentino-Alto Adige) e frappe (Lazio). É isso mesmo, o crostoli da nonna! É uma massa fininha de farinha, ovos e açúcar frita e envolta em açúcar.

 Mas a nossa grande descoberta foi exatamente da frente da igreja, esse lugar onde comemos o melhor sorvete artesanal! O João provou de morango e chocolate com laranja. Mas espetáculo mesmo, foi o meu de pêra com canela (sério, preciso disso!) e torrone com chocolate branco. Sem comentários.


Vamos pra casa? Pois é... Ao chegarmos no estacionamento, vimos que a bateria do carro estava completamente descarregada (coisa de carro velho). Encontramos uma loja de ferragem que, por sorte, tinha aquele famoso cabo de recarregar. Assim que voltamos ao local onde havíamos estacionado, o motorista do carro de trás chegou e fomos logo pedir ajuda. 
O italiano, de cara fechada, logo respondeu que estava com pressa e não poderia nos ajudar. Nos olhamos e continuamos a procurar alguma alma boa que pudesse nos ajudar com o carro. Mas foi só virarmos para o lado e vimos que o infeliz senhor que nos havia negado ajuda também estava sem bateria!
SSSIMMM!! Ele também ficou sem bateria! 
Meio sem jeito, ele ajudou a encontrar outra pessoa que pudesse ajudar à nós dois. 


É amiguinhos, no episódio de hoje aprendemos que não devemos negar ajuda ao coleguinha...

Nessun commento:

Posta un commento