lunedì 20 febbraio 2017

Lonato

Hoje o dia amanheceu um pouco nublado e mais frio. Ainda tinha uma névoa baixa que fazia tudo parecer mais cinzento. Já sabemos que essa cortina costuma cair só aqui na cidade e resolvemos arriscar uma volta numa das cidades vizinhas.


Nas várias vezes que fomos em direção ao Lago di Garda, vimos da estrada um castelo no alto de um morro e descobrimos que era a cidade de Lonato. Já estava anotado na nossa caderneta de aventuras para conhecermos e hoje parecia o dia perfeito.

Estacionamos nossa Ludovica na entrada da cidade e fomos a pé até o centro. A cidade parecia deserta, as ruelas estreitas de pedra serpenteando morro acima entre as casas antigas, o silêncio entrecortado pelas Vespas que passam sempre apressadas...
No meio do caminho tinha uma igreja, afinal, estamos na Itália. Aproveitamos para dar uma espida.


Por fora, simplezinha e muuuuito antiga. Por dentro, o charme das igrejas italianas que não precisam de muito para serem espetaculares.
O toque especial ficou por conta da música: quando cheguei perto do altar começou a tocar um canto gregoriano nos auto-falantes que chegava a arrepiar!



Seguimos caminho entre as construções históricas...

... e de repente vimos um mercatino dell'antiquariato, também conhecido por nós como brocante (feira de usados e antiguidades).

Eu piro nesses cadeados e chaves antigas!!!
 Pra ver que por aqui vinho e religião são duas coisas muito presentes em tudo!
 Alguém com vontade de passar roupa? Deve ser uma boa musculação também!

Juro pra vocês que me corta o coração ver esse bordados aí sem lar! Tenho vontade de trazer tudinho pra casa, lavar e colocar na parede!
 Dá pra ver a variedade do negócio! Vai de pintura à óleo de 1700 à um pé só de meia velha e furada!
 Quero já um consultório pra ... poder colocar uma vitrine com esses frascos de farmácia antigos! Acharam que era pra trabalhar? nãaoooo kkk
 Você não sabe o que são essas pecinhas? Então você é uma pessoa não nerd e feliz! São válvulas de rádios antigos e o João não pode ver que fica louco!



 Quero esse berço acima pro bebê! Que bebê? Ahh isso é outra história... rs Aí quando crescer a gente compra essa cama abaixo e substitui.

Acima minha graaande paixão! As porcelanas! Abaixo uma coleção de moedores de "Kaffe" alemães.

 Máquinas fotográficas acima de vários períodos. Abaixo, uma Leica dourada comemorativa das Olimpíadas de 1936 em Berlim com a águia e a suástica - item de colecionador (assim como o preço de 250 euros).
 Tudo lindo, mas o João tá com fome... Novidade, né? Bora achar um lugar com comida italiana? Acho que não vamos ter dificuldade!

 Rolou uma pasta al formaggi (que estava deliciosa!) acompanhada de Aranciata dolce da San Pelegrino que virou minha favorita aqui!
 Ainda bem que o restaurante fica bem no meio da feira, assim não perdemos tempo e continuamos a exploração!

 Gosto de pensar nessas feiras como verdadeiros túneis do tempo, onde posso entender melhor a vida das pessoas nesse mesmo lugar há muito tempo atrás. Cada objeto e as histórias que eles contam. Cada espelho e as pessoas que neles já se olharam. Os rádios e todas as notícias que já reproduziram.



 Quem será que era esse homem que viajava com uma maleta de couro feita sob medida para seus objetos de prata para fazer a barba? Será que era jovem e se arrumava para a sua namorada? Ou era um italiano barrigudo de bigode viajando à trabalho?
 E quem sabe dizer por onde essas malas viajaram? Toda saudade que já transportaram, tantos reencontros e tantas despedidas.
 Garrafas de vinho antigas com seus belíssimos rótulos e histórias bem guardadas que não saberemos...


 Acima um leque com um bordado delicadíssimo que já refrescou o verão de alguma donzela que, na sombra, lia um desses romances franceses de 1800.



 Utensílios de cozinha em bronze e muitas, muitas ferramentas de ferro fundido forjadas à mão.

 Tem botão vintage!! AAAI meu coração!!
 Quem quer fazer vinho em casa? Já pode ter sua própria prensa pra poupar os pezinhos!
 Agora temos um calendário de "mercatini" pra ir: 2o domingo do mês em Castelleone, 3o domingo em Lonato e último domingo em Roncadelle!

Cansados das velharias? Tem programa turístico também! Vamos subir a torre da cidade?

 Tem bastante escada...
 Esses sinos são "novos", de 1949, mas a torre é de 1555.
 Esses são os pêndulos que faziam o relógio funcionar. Eles tinham que ser puxados manualmente para dar corda no relógico a cada dois dias - até 50 anos atrás quando tudo foi ajustado para funcionar eletronicamente.
 A grossura das paredes de pedra impressiona!
 A vista lá de cima é espetacular... No fundo dá pra ver o castelo fortificado que guardava a cidade e a sombra da torre onde estamos.


 Já que estamos por aqui, vamos lá no castelo? Claro que vai ter mais uma subidinha...
 Mas com essa vista não dá pra reclamar, né?
 Essa luz do fim da tarde me tira o fôlego!
 Poço dos desejos? Vamos aproveitar e pedir pra voltar sempre e trazer vocês aqui.



 Por hoje chega de andar na rua! Esse lugar é de encher os olhos. De alguma forma, essa atmosfera de cidade medieval não se perdeu depois de todos esses anos e continua seduzindo os visitantes atentos aos detalhes.

Mais fotos em: https://goo.gl/photos/fHZwsGdUe2eVqZNH7


Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes.

Stephen Kanitz


1 commento: