mercoledì 29 marzo 2017

Ora legale, ora solare - o que muda?

A diferença de fuso-horário entre a Itália e o Brasil varia de 3 à 5 horas. Mas por quê?


A Itália, e quase toda a Europa continental, fica na zona UTC +1 (Coordinated Universal Time). O que isso significa? O horário considerado zero é o de Greenwich, na Inglaterra. À leste, acrescenta-se uma hora por faixa e, ao contrário, à oeste, diminui uma hora por faixa. Então, o Brasil fica na zona UTC - 3 ou, traduzindo, hora de Greenwich menos 3 horas.


Além disso, cada país pode adotar medidas para diminuir o consumo de energia nos meses de verão.

Horário de verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão, com o objetivo de fazer com que a luz do dia seja experienciada também durante o início da noite, enquanto sacrificando o horário normal do nascer do sol. Tipicamente, a população de regiões que adotam a medida, avançam uma hora próximo ao início da primavera e retornam para o padrão no outono.


A ideia moderna do horário de verão foi proposta pelo neozelandês George Hudson em 1895. A Alemanha e a Áustria-Hungria organizaram a primeira implementação, começando em 30 de abril de 1916 que abrangeu a Itália também. Vários países usaram-no diversas vezes desde então, particularmente durante a crise da energia em 1970.

Aqui, o chamado horário de verão dura 6 meses (entre março e outubro) e se é conhecido como ora legale. A ora solare é o horário entre outubro e março, onde se respeita o fuso horário local.


Simplificando, nossa diferença de horário com o Brasil é a seguinte:
- 5 horas a mais entre março e outubro
- 3 horas a mais durante o horário brasileiro de verão (outubro à fevereiro)
- 4 horas a mais durante os dias restantes.

Então, fique atento!

"Era um sujeito realmente distraído: na hora de dormir, beijou o relógio, deu corda no gato e enxotou a mulher pela janela."

- Jô Soares

Nessun commento:

Posta un commento