martedì 25 aprile 2017

Procuração pública no Consulado brasileiro de Milão



Hoje vou compartilhar com vocês nossa experiência no Consulado do Brasil em Milão para fazer uma procuração. Afinal, é bem provável que, em algum momento, algum de vocês precise fazer também.
A primeira dica é a mais simples e também mais valiosa: tente resolver tudo no Brasil antes de vir. Sugiro deixar uma procuração de plenos poderes para alguém de confiança além de outras específicas para movimentação bancária, gestão de imóveis, etc. Essas procurações simples são baratas, faz-se em qualquer cartório e quebram muitos galhos.
Veio pra Itália e ficou com alguma pendência? Parabéns! Você ganhou uma ida à Milão para visitar o consulado!
Como vocês já devem saber, moramos em Brescia, à 90km de Milão à leste. Dessa forma, esse é o consulado brasileiro mais próximo. Confira aqui os dois que existem na Itália:

Consulado Brasileiro em Milão
Endereço: CORSO EUROPA 12- 1° e 2° Andares 20122 MILÃO
Site: http://milao.itamaraty.gov.br
Email: consular.milao@itamaraty.gov.br
Telefone: (0039) 02. 777.107.200
Plantão Consular: (0039) 335.727.81.17

Consulado Brasileiro em Roma
Endereço: Piazza di Pasquino, 8 / CAP: 00186 / ROMA
Site: http://cgroma.itamaraty.gov.br
Email: consulado.cgroma@itamaraty.gov.br
Telefone: (+39) 06 6889661
Plantão Consular: (+39) 333 1184 682
Fax: (+39) 06 68802883

Bom, começando os trabalhos, você precisa saber se precisa de uma procuração pública ou particular. As particulares são as "simples", ou seja, o consulado faz apenas o reconhecimento da assinatura como um cartório faria. Já as públicas são registradas nos livros do consulado e costumam ter finalidade específica. No nosso caso, precisávamos de uma procuração pública. Mas, para ambas as situações é necessário agendar um horário no consulado em que você irá diretamente no site deles.

Feito o agendamento, você precisa comparecer no consulado com os seguintes documentos:
- Documento de identidade brasileiro dentro da validade (carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte)
-  Documento contendo o CPF (caso não esteja escrito no seu documento de identidade)
- Formulário de procuração (esse é o link com o modelo do próprio consulado que deve ser impresso e preenchido)
- Cópia da certidão de casamento se você for casado, certidão de óbito se viúvo, certidão de casamento com averbação do divórcio se divorciado.
- Texto da procuração redigido conforme a sua necessidade - impresso e também em formato eletrônico (pendrive, CD ou email) em formato editável.

Com isso tudo, eles te chamam, você assina aqui e ali, paga 20 euros (em espécie) e sai feliz da vida do consulado com a bendita procuração!

  • Informações adicionais sobre como chegar:
Você pode optar por ir até Milão de carro ou trem. De carro, conte com as despesas de pedágio e estacionamento, além do combustível. Sugiro o estacionamento de Lampugnano, que fica coladinho na estação de metrô linha 1 e custa 1,50 por período! Salte na estação San Babila e caminhe cerca de uma quadra.
Indo de trem, você vem até a estação Milano Centrale (custa cerca de 7 euros o trageto para a maioria das cidades) e de lá pega o metrô (custa 1,30 euros o trajeto e é valido por 90min) na estação Lambrate (linha 2) até a estação Larga - Fontana.

Informações retiradas do site do consulado aqui.

  • Extra: o consulado fica bem perto da catedral de Milão, aproveite e dẽ uma voltinha! 



Nessun commento:

Posta un commento