martedì 2 maggio 2017

Carta d'identità para não europeu?

Aqui em casa, meu marido é o italiano e eu sou o apêndice! Fiz meu permesso di soggiorno no ano passado e andava feliz e contente com ele por aí (nem tão contente assim porque ele tem um tamanho super ruim e não pode ser plastificado, mass.... era o que tinha).


Recentemente, quisemos abrir uma conta conjunta no banco onde meu marido já tinha a conta dele e pediram minha identidade italiana.
Achei estranho, como eu, estrangeira, poderia ter uma identidade italiana? O permesso já não é minha identidade aqui?

Então fui no comune perguntar e a resposta foi simples: não só pode fazer como deve! Mas gente, por que ninguém me falou isso antes?!
Como ninguém me falou isso antes, tô aqui pra contar pra vocês!

Eu moro em Brescia e aqui não existe mais aquela carta d'identità de papel, tipo livrinho. Para fazer a nova carta d'identità elettronica, é necessário agendar no site do Ministero dell'Interno, depois de fazer um cadastro com os dados pessoais e o codice fiscale.
Claro que não ia ser assim fácil, né? Por algum motivo, o sistema não reconheceu meu codice fiscale e fui pessoalmente marcar. Para marcar me pediram o permesso e um documento com foto - o passaporte, no meu caso.

Saí de lá com uma prenotazione para o dia útil seguinte e uma lista do que levar:
- passaporte
- permesso di soggiorno
- foto formato tessera com menos de 6 meses
- 22,21 euros em dinheiro

No dia marcado, fui chamada pelo nome na hora marcada. Pediram os documentos, novamente pegaram minhas digitais e minha assinatura. Assinei um recibo do valor pago. Agora só esperar a bendita chegar no meu endereço em 6 dias úteis!

Ah, então posso deixar meu permesso grandalhão e desengonçado em casa? Não! Ele vai continuar dentro da bolsa! Segundo a pessoa do comune, os dois documentos são complementares.

É... Itália sendo Itália!

Nessun commento:

Posta un commento