giovedì 4 maggio 2017

Dichiarazione di valore: o que é, pra que serve e como fazer

Para quem não sabe, eu sou médica e ainda não reconheci meu diploma aqui. Comecei meu processo em Portugal mas, por uma série de motivos, acabei resolvendo fazer a papelada aqui também.

 (Esse documento acima foi retirado da internet e não me pertence. Está aqui apenas para ilustrar o post.)

Como encontrei pouco (na verdade nenhum) site ou blog que contasse a jornada de validação de diploma aqui na Itália, resolvi escrever sobre o primeiro passo para a validação de qualquer profissão: a declaração de valor.

  • O que é?
A declaração de valor é um documento emitido pelos consulados italianos no exterior. Nele constam o seu nome e dados pessoais, nome da instituição de ensino, tempo de duração do curso, grau concedido, etc.

  • Pra que serve? 
Ela serve para provar para as autoridades italianas que seu título acadêmico foi adequadamente adquirido no Brasil. Trocando em miúdos? Atesta que você é você mesmo, que a universidade que você fez existe, que você cursou o curso mesmo, que o curso existe e é regulamentado por um órgão de classe, etc, etc. 
Para profissões não regulamentadas na Itália, ele é o único documento necessário para o exercício da mesma no país. Para as demais profissões, é necessário contactar o órgão de classe para que sejam feitos todos os trâmites adequados - mas todos eles solicitam a declaração de valor.


  • Onde é feito?
A declaração de valor do seu grau acadêmico (graduação, mestrado, doutorado) deverá ser feita no consulado correspondente ao local onde o grau foi adquirido. Se você, como eu, fez faculdade em SC deverá se dirigir ao consulado italiano de Curitiba para ter a declaração de valor do seu diploma de graduação. Caso tenha, por exemplo, um mestrado feito no RS, este deverá ser reconhecido no consulado de Porto Alegre.
  • O que é necessário para fazer a declaração de valor?
Antes de mais nada, essas informações colocadas aqui são sobre minha experiência no consulado de Curitiba- PR. Cada consulado tem algumas variações no procedimento - alguns pedem agendamento outros têm modelos diferentes para requisitar o documento. 
Sendo assim, no consulado de Curitiba, foram solicitados os seguintes documentos:
  1. Histórico escolar do 2o grau - firma reconhecida, traduzido e apostilado
  2. Diploma da graduação - firma reconhecida, traduzido e apostilado
  3. Confirmação da autenticidade do diploma - firma reconhecida e apostilado
  4. Histórico escolar da graduação - firma reconhecida, traduzido e apostilado
  5. Conteúdo programático do curso (as ementas das disciplinas cursadas) com páginas numeradas
  6. Declaração referente ao conteúdo programático - firma reconhecida, traduzido e apostilado
  7. Atestado de regularidade de inscrição no órgão de classe da profissão - firma reconhecida, traduzido e apostilado
  8. Cópia de um documento de identidade
  9. Cópia de todos os documentos a serem apresentados
  10. Formulário de requerimento da Dichiarazione di valore  - Domanda per la legalizzazione dei titoli
  11. R$ 137 (mais o valor do sedex se você optar por receber o documento em domicílio pois o mesmo não fica pronto na hora)
 Os documentos abaixo são os modelos que eu usei e foram aceitos no consulado de Curitiba.








Perguntas?  Pessoal, se alguma alma boa por aí quiser me dar outras dicas, eu aceito de bom coração! Se alguém precisar de uma mão também estou à disposição pra ajudar.



E a gente vai subindo...

7 commenti:

  1. http://www.consbelohorizonte.esteri.it/consolato_belohorizonte/pt/i_servizi/per_i_cittadini/studi/dichiarazioni_di_valore

    Procedimento do consulado italiano em MG

    RispondiElimina
  2. Bom dia, Mari!

    Como vc conseguiu o modelo de Confirmação de Autenticidade de Diploma? No site do Consulado de São Paulo não tem disponível.
    Estou adorando seu blog!

    Obrigada!

    Gi Kikugava

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Gi, se vc quiser me dar seu email eu mando o modelo pra vc!

      Elimina
  3. Obrigada Mari, mas eu achei no site. Porém, eu havia enviado um e-mail p/ o consulado de SP pedindo e eles me disseram que não precisa.
    Vc esta reconhecendo sua profissão pelo Ministério da saúde, né?! Quais os documentos que eles pedem?
    Se vc preferir responder por e-mail: gislainekikugava@gmail.com

    Obrigada!

    Beijo.

    RispondiElimina
  4. Boa Mari! Eu tô fazendo o procedimento no consulado de Recife e lá me informaram que preciso de mais documentos, além de supressão de outros, isso pra declaração de valor da graduação...bjos

    RispondiElimina
  5. A confirmação de autenticidade do diploma , preciso mandar para o universidade assinar antes de mandar junto com os documentos para fazer a Declaração de Valor? Vou precisar do Consulado em Curitiba para a declaração de valor da minha Pós graduação. E estou com pouco tempo para fazer esse processo, pois fui pega de surpresa não sabia que cada consulado só emitia a declaração de valor referente ao seu estado. E como sou do Rio Grande do Sul fiz os de ensino médio e graduação lá. Se puder me dar uma ajuda fico grata. A sou fisioterapeuta .

    RispondiElimina
  6. Olá! Minha filha fez no Brasil 9 anos de ensino fundamental + 3 anos de ensino médio (total 12 anos) ela ja consegue ingressar numa faculdade na Itália. ?

    RispondiElimina