domenica 20 agosto 2017

Museo di Santa Giulia a Brescia

Brescia possui vários museus, mas o maior e mais famoso deles é o de Santa Giulia. Durante todo o ano, o ingresso custa 12 euros por pessoa, mas na semana de Ferragosto (semana que compreende o dia 15 de agosto) seu ingresso é gratuito!

Aproveitamos para arrastar a família toda para um passeio cultural e, para nossa surpresa, todos adoraram!

O museu é ENORME! Tem partes dedicadas à pré-história, período romano, período medieval e veneziano. Ele fica dentro do Monastério de Santa Giulia e foi erguido entre os séculos II e VI, sendo aumentado e modificado ao longo dos séculos.




Logo na entrada, encontramos a imagem de Santa Giulia crucificada esculpida em mármore. Giulia nasceu por volta do século V e tornou-se escrava quando sua cidade foi ocupada. Foi crucificada na ilha de Córsega ao se negar a se converter ao paganismo. Desde o século VIII, seus restos mortais encontram-se em Brescia.


Nossa primeira parada foi na Igreja de Santa Maria in Solario. Ela foi construída dentro do monastério no século XII e seus lindos afrescos foram pintados só em 1523.



 Achei belíssima a representação da Virgem amamentando o Filho.

 Acima, a morte com a foice e abaixo, o céu de estrelas com Jesus Cristo "iluminando" como o Sol.

Seguimos para a Igreja de San Salvatore, originalmente do ano de 753. Ela é anexa ao Coro delle monache, que vemos abaixo.


 O Coro delle monache foi adicionado ao complexo do monastério em meados de 1500. Seus afrescos detalhados de inúmeras cenas da bíblia são de tirar o fôlego!








Outra atração imperdível do museu, é o Domus dell'Ortaglia. É um conjunto de construções residenciais romanas datadas entre os séculos I e IV que foram descobertos em 1970.


 Além das parede, é possível ver a intrincada arte de mosaico usado para decorar o chão de todos os cômodos.




Entre as obras que vimos, a Vittoria alata foi uma das que ganhou meu coração. Símbolo da cidade de Brescia, a estátua de bronze é datada do ano de 250 a.C.!



Ainda dentro do complexo do monastério de Santa Giulia mas fora do museu, fica a Igreja de Santa Giulia. Construída na década de 1590, ela tem uma fachada simples e um interior acolhedor.



 Com as pernas cansadas e o sol forte, fizemos uma última parada para a foto oficial nas ruínas do Capitolium romano.


 As próximas atrações ficarão para outro dia! Se você estiver aqui pela região, recomendo muito o passeio pelo museu. Reserve cerca de duas horas para ver tudo com calma e se encantar com as surpresas em cada sala.




Nessun commento:

Posta un commento