domenica 27 agosto 2017

Madre Paulina

Hoje farei um post diferente. Ao invés do meu olhar, a versão da minha mãe. Para quem não conhece a dona Rozeli, dentre muitas facetas, ela é dotada de um talento incrível com as palavras - motivo pelo qual eu sempre fui empurrada a melhorar as minhas redações!
 
 
"E o dia de hoje foi verdadeiramente especial pra quem cresceu ouvindo as histórias de Madre Paulina contada por nossa tia-avó Blandina - freira da mesma congregação  e que teve a honra de ser contemporânea de Amábile Visenteiner- a Santa Paulina do Coração Agonizante De Jesus. 
 
Depois de almoçar na cidade de Trento, subimos a montanha até chegar na pequena cidade de Vigolo Vattaro. 
 
 Catedral de Trento
 
Para conhecer a casa onde pequena menina nasceu, é preciso ir na casa das freiras para que uma delas guie a visita.
 
Fomos gentilmente recebidas por Irmã Teresinha (natural de Camboriu - 20 anos morando em terras italianas) e por Irmã Fátima (cearense, com forte sotaque mineiro por ter morado em 7 Lagoas -  MG- durante 20 e poucos anos e recém-chegada aqui na Itália [2 meses]). 
 
Fachada da casa de Santa Paolina
 
Como li num blog de 2012 que Irmã Gelci Zanandrea, Enfermeira com quem tive a oportunidade de estagiar no Hospital de Nova Trento, quando eu era ainda uma acadêmica de Enfermagem da UFSC, fui logo perguntando por ela. Pra minha tristeza e alegria dos anjos, fiquei sabendo que minha querida mestra se foi no ano de 2015, consumida por um câncer de pâncreas. 
Tristezas à parte, continuo lembrando de Irmã Gelci todas as vezes que vejo um girassol - sua flor preferida. 
 
A amável e simpática Irmã Fátima, nos abriu as portas da casa da pequena Amábile e de sua família. Contou-nos histórias fantásticas, muitas delas vivas em minha memória, contadas pela idosa tia Blandina, uns 50 anos atrás. 
 


 
 
Tivemos a bênção de fazer os mesmos caminhos que os pés da Santa percorreram, rezar na mesma igreja onde ela foi batizada e frequentava as missas, ver o local onde ela buscava água para sua casa e para os animais e ver o local de onde sua família se encontrou com outras famílias vizinhas, para juntas percorrerem o longo caminho de vapor até o Brasil. 
 


 
 
A pequena Amábile teve um sonho com Nossa Senhora que lhe falava de sua missão. 
E a esta missão, Madre Paulina se entregou de corpo e alma, doando-se aos necessitados, vivendo na pobreza material e na riqueza espiritual. 
 


 
Lembrei-me o tempo todo de meu pai - fiel devoto da amada Santinha e que escolheu o dia e a hora de sua beatificação para fazer a passagem, tendo tempo para participar da festa no céu. 
Ao fim de nossa jornada, ainda trouxemos uvas da casa de Santa Paulina, colhidas na hora por Irmã Fátima. 
 
 
 
Termino o meu dia com o coração transbordando de alegria. 
Rezei por todos: pela minha família, por meus amigos, vizinhos, minhas crianças e por todos que necessitarem de saúde e paz em seus corações. 
Fé me define no dia de hoje."
 
 Para quem, como eu e minha mãe, cresceu ao lado do santuário de Madre Paulina, ou para quem, como minha sogra, sempre teve fé Nela, a viagem foi uma bênção. A paz de estar lá é muito especial.

2 commenti:

  1. Em 2005 quando fui pela primeira vez a Itália tive o prazer e a bênção de dormir, estava sozinho, nesta casa onde ela viveu aí em Vigolo Vattaro.
    Meu bisavô também nasceu aí em Vattaro. Todos os anos volto com algumas pessoas para mostrar esse lugar Santo cheio de mistérios. É muito emocionante.

    RispondiElimina
  2. Eu não sou muito católica, mas mesmo assim fiquei muito emocionada. O lugar é fantástico e as irmãs também!

    RispondiElimina