giovedì 25 gennaio 2018

Muito além das grandes metas

Como todo mundo já deve ter lido, eu fui reconhecida italiana há pouco tempo e hoje recebi, finalmente, minha carteira de identidade. Mas eu resolvi escrever não sobre os grandes marcos na vida do expatriado e sim sobre o que realmente conta, as pequenas vitórias de todos os dias.

Se você acha que as grandes memórias serão apenas do dia em que você embarcou no avião para mudar de continente ou do dia em que saiu sua cidadania, você está enganado. Quando olho pra trás, enxergo pequenas conquistas que, muitas vezes, foram mais significativas do que grandes mudanças.

Pra quem, como eu, já está fora do Brasil, eu sei que essa afirmação faz algum sentido. Você nunca esquece quando conseguiu se comunicar pela primeira vez sem gaguejar, quando aprendeu finalmente o que era aquela comida com nome estranho no supermercado ou o dia em que entendeu do começo ao fim uma notícia na televisão. 

Além da língua, habituar-se à cultura e à burocracia do país leva um certo tempo e demanda um pouco de esforço. Quem aí não se sente um maratonista quando consegue juntar todos os documentos necessários pra abrir uma conta no banco? Ou para pedir a carteira de motorista? Aquela felicidade que dá quando você finalmente entende o funcionamento da coisa.

Sim, existem dias em que parece que todos os seus esforços foram inúteis. Todas as palavras que saem da sua boca são incertas e você é capaz de jurar que esqueceu o seu próprio nome. Algumas vezes, nosso cérebro parece pregar uma peça para que você não esqueça que ainda tem um longo caminho a percorrer.

E é assim, meio cambaleando, que seguimos em frente. Afinal, somos como crianças aprendendo a andar em um mundo completamente novo. Apesar de serem os nossos olhos, usamos as lentes da cultura de outro povo; apesar de serem nossas pernas, os labirintos que devemos percorrer são completamente novos!

Você quer saber se é difícil? SIM! É difícil, cansativo e trabalhoso. Mas o que importa é que, mesmo assim, ainda é recompensador e totalmente incrível! Você aprende todo dia que é capaz de se superar, de ser uma pessoa melhor e de alcançar metas que nem sabia que eram possíveis.

Como eu sou uma apaixonada por essa capacidade de mudar das pessoas e por suas histórias, a partir de hoje, aqui no blog vai rolar uma série de "guest posts" onde algumas pessoas convidadas vão contar suas histórias de expatriados. Eu estou super animada com esse projeto e espero que vocês gostem da idéia tanto quanto eu!

2 commenti:

  1. Amo esse tipo de depoimento, aprendemos muito com isso, sempre se tira um aproveitamento de situações que outras pessoas passaram, que quem sabe futuramente acontecerão com você!!!!!!

    RispondiElimina
  2. Que bacana essa reflexão Mari.
    Muito legal essa nova fase com os "guests" :) Vou ficar aqui espiando :D :D
    Bjssss

    RispondiElimina