venerdì 2 febbraio 2018

A garota finlandesa

Como prometido, começo hoje com uma série de posts feitos por outras pessoas, ou seja, guest posts. A idéia é explorar o ponto de vista de outras pessoas sobre a Itália e sua cultura. Trazer experiência de gente diferente e disposta a confrontar o novo.

A história de hoje é de uma garota finlandesa de 17 anos que veio fazer um ano de intercâmbio em terras italianas. Achei fantástica a percepção dela de como as coisas são tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximas. Ela está aqui há oito meses e esse texto já foi escrito em italiano inteiramente por ela!




Abaixo o texto dela, em italiano, seguido da tradução.

"Mi chiamo Viivi e ho 17 anni. Sono finlandese, studio in Italia questo anno come exchenge student in un liceo scientifico e vivo con una famiglia ospitante. Ho scelto l'Italia come destinazione perchè volevo imparare una nuova lingua e perchè mi piace la cultura italiana.

Qui nel nord d'Italia, tante cose sono simili di quelle in Finlandia. In effetti, prima di venirire ho pensato che la vita qui sarebbe più  diversa. Comunque, una cosa che è molto diversa è la scuola. Qui in Italia, la scuola è molto meno libera di quella in Finlandia. Qui gli studenti hanno tanto di più da studiare e fanno meno progetti e lavori di gruppo. Questo è molto strano per me e sembra un modo vecchio.

Anche la posizione delle donne è diversa. Qui ci sono più casalinghe, quando in Finlandia quase tutte le done lavorano anche se hanno bambini perchè l'stato supporta le famiglie. Comunque, anche qui le cose stanno cambiando e le donne lavorano di più.

Anche se ci sono delle cose che non mi piacciono in Italia, sono contenta di essere venuta qui. Le persone sono abbastanza aperti e gentili. Io ho incontratto tante persone simpatiche e la mia famiglia ospitante è bella. Ovviamente anche il cibo italiano è delizioso.

Tutto sommato vi posso davvero raccomandare di andare a fare un scambio, se avete un'opportunita. È una bela esperienza e si impara tanto"


"Eu me chamo Viivi e tenho 17 anos. Sou finlandesa, estou estudando esse ano na Itália como intercambista em um liceo científico (como um segundo grau) e vivo em uma família anfitriã. Eu escolhi a Itália como destino porque gostaria de aprender uma nova língua e porque eu gosto muito da cultura italiana.

Aqui no norte da Itália, tantas coisas são similares àquelas na Finlandia. Na verdade, antes de vir, eu imaginei que as coisas seriam muito mais diferentes do que realmente são. Uma coisa que é muito diferente, é a escola. Aqui na Itália, a escola é muito menos livre e os alunos têm muito mais coisas para estudar e fazem menos projetos e trabalhos em grupo. Isso me parece muito estranho e um pouco antiquado.

A posição das mulheres na sociedade também é diferente. Aqui existem muitas donas de casa, enquanto na Finlandia, quase todas as mulheres trabalham foram, mesmo tendo filhos pois o Estado ajuda as famílias. Mas mesmo aqui as coisas estão mudando e muitas mulheres trabalham.

Ainda que existam coisas que não me agradam, eu sou muito feliz de ter vindo para a Itália. As pessoas são muito abertas e gentis! Todos que encontrei foram simpáticos e a família que me recebeu é maravilhosa. Obviamente, a comida italiana também é maravilhosa!

Analisando tudo, posso realmente recomendar à vocês de fazerem um intercâmbio. É uma experiência fantástica e se aprende muito."

Curtiram? De onde será que vem nosso próximo guest?


1 commento:

  1. Que graça o depoimento dela. Sim, Itália ainda é bem antiquada em muitos termos. Sociedade machista a gente vê por aqui. Mas linda essa percepção dela, aos 17 anos. Que venha o pxmo guest. :)

    RispondiElimina