lunedì 22 gennaio 2018

Ponte di Legno - ski, boa comida e diversão!

Ponte di Legno é o comune mais ao norte da província de Brescia e sempre ouvimos falar que é uma cidade muito charmosa. Ela fica no alto das montanhas e tem uma estação de ski bem famosa por aqui, por isso fomos lá conferir.


Embaixo dessa pracinha (acima), que fica bem no coração da cidade, tem um estacionamento público (isso mesmo, de graça!) (Parcheggio Piazzale Europa), onde você pode deixar seu carro e sair tranquilo pra conhecer o lugar e até mesmo pra esquiar, se for o seu caso.


Antes de se aventurar nas montanhas, recomendo um passeio pelo centro da cidade. A arquitetura típica de montanha e o ar de cidade do interior encantam qualquer turista. A cidade de menos de 2 mil habitantes, tem um centro com várias opções de restaurantes e cafés, além de inúmeros pequenos hoteis.


Embora tenhamos saído de Brescia com  agradáveis 7 graus, chegamos lá com -4 graus! Pelas fotos, você vê que a neve já estava acumulada ali há alguns dias, o que foi providencial, já que não queríamos pegar neve na estrada. Por falar nisso, se o seu plano for ir de carro, vá sem medo! As estradas estavam totalmente limpas. Outra dica boa é o site da prefeitura da cidade que têm webcams que monitoram toda a região.


Resolvemos almoçar no centro antes de subirmos as montanhas. Aliás, se você quiser economizar, faça o mesmo! No alto das montanhas, perto das estações de ski, os preços tendem a serem sempre mais altos.


Escolhemos o restaurante Al Tabià. A atmosfera é muito acolhedora, totalmente imersa no clima da montanha. Você pode escolher entre vários pratos do cardápio além de um bela seleção de pizzas. A conta ficou em torno de 30 euros para nós dois. Se o seu orçamento para o passeio for mais limitado, você encontra, na via 24 de maggio, uma piadineria chamada Punto Fermo. Lá, duas piadinas e duas bebidas vão sair por cerca de 15/20 euros.


Devidamente abastecidos, hora de conferir a neve de verdade! 

Seguindo até a base das montanhas, você tem várias opções... Sua escolha vai depender se você pretende esquiar ou se só quer mesmo dar uma volta na região. 

Se quiser provar uma coisa diferente, existem vários lugares onde você pode alugar roupas e equipamento de ski na cidade. Os preços começam em 15 euros para o aluguel de 1/2 dia de roupa, botas e equipamento básico de ski. Uma aula de uma hora custa em torno de 40 euros pra uma pessoa ou 50 para duas.

Como minhas habilidades motoras são um pouco limitadas (e eu já me esborrachei no chão numa pista de patinação no gelo PARA CRIANÇAS), resolvemos ficar na opção menos perigosa.

Na base do cabinovia (bondinho ou teleférico que sobe a montanha), você compra o ticket e pode escolher ida+volta, só ida ou passe livre para o dia todo para você ficar subindo e descendo de ski. O ticket ida+volta+ônibus que faz um pequeno tour fica 6 euros por pessoa.


 As cabines são fechadas (quentinhas!) e transparentes. Possuem bancos no seu interior e lugar para transportar seus skis. Ela não chega a parar para você entrar, mas vai numa velocidade muito lenta. O percurso é lindo! Realmente vale a pena.


Chegando na primeira plataforma, descemos e pegamos um ônibus que nos levou até Passo del Tonale. A cidade fica à 1880 metros e gira em torno do turismo de inverno. 


Apesar do dia lindo, estava MUITO frio! Um vento super gelado que fazia a sensação térmica desabar! 


Nesse ponto, existem muitas atrações. São inúmeras pistas de ski, snowboard, brinquedos para crianças, hotéis e pequenos restaurantes. 
Se o seu plano for aproveitar tudo isso, chegue antes do meio dia para aproveitar a parte "mais quente" do dia. Perto das 15hs, o sol começa a se esconder e não dá pra aguentar!!

Para fechar o dia com chave de ouro, o que você acha de uma parada pra um chocolate quente? A padaria e confeitaria Salvetti é o lugar perfeito. Além de café e chocolate quente, eles têm sucos feitos na hora (raridade por aqui), sanduiches, milhões de pães e doces.




3 commenti:

  1. Oi Mari, qdo vcs fizeram essa viagem?? Foi recente? Quero levar a criançada ver neve e chego em Milão no próximo dia 29... :)
    Sabe se é tranquilo p/ chegar de transporte público? Agradeço se tiver qq dica.
    Adorei a postagem!!
    Bjssss

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Oi Kelly! Fizemos no último sábado. Me disseram que tem neve até maio! Você pode ir de trem até Edolo e de lá pegar o ônibus até Ponte di Legno. As crianças vão amar!

      Elimina