domenica 7 gennaio 2018

Befana e epifania!


Ontem, sábado, dia 6 de janeiro, é comemorado o dia de reis (e também o aniversário do meu sogro querido!)! Aqui na Itália esse dia é conhecido como Epifania e é nesse dia que a bruxa Befana enche de doces as meias das crianças boazinha - e de carvão àquelas que não foram tão obedientes...

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Na verdade, nada! 

Epifania significa aparição em grego e é sempre ligada às manifestações divinas. Com esse sentido, a palavra apareceu na tradição cristã: primeiro ligada ao nascimento de Jesus, depois ao seu batismo por João Batista e ainda pelo milagre do casamento de Caná; porque esses dois últimos episódios mostram pela primeira vez a natureza divina de Cristo.

Hoje em dia, no entanto, a Epifania festeja a chegada dos sábios do Oriente com seus presentes ao menino Jesus (ouro, incenso e mirra). O batismo de Jesus é comemorado no primeiro domingo depois da Epifania.

A escolha do dia 6 de janeiro, 12 dias depois do Natal, estaria ligada ao significado mágico atribúido ao número 12 e ainda para marcar o fim das celebrações do solstício e do culto à Mitra, que iniciam no dia 25 de dezembro.

A Befana, por outro lado, vem de uma tradição completamente diferente. A senhora que voa em uma vassoura deriva do culto da Roma antiga da deusa Diana, protetora dos bosques e da natureza, onde mulheres voadoras espalhavam prosperidade e fertilidade aos campos cultivados.

Essa tradição se espalhou em toda a península italiana durante a idade média,  adotando ainda fogos de artifício e fogueiras como seu símbolo. Recentemente, o sucesso é atribuído ao fascismo e a "Befana fascista" instituída em 1928: uma grande festa para as crianças que fortalecia essa e outras tradições italianas. Na maioria dos outros países, no entanto, associam a Epifania somente à chegada do Reis Magos, à excessão da Perchta ou Berchta, uma mulher as vezes linda e jovem, outras velha e feia, que sobrevoa a região dos Alpes, da Suiça à Baviera e Áustria, levando doces às crianças.

Na Espanha, a figura da bruxa não existe, e são os reis magos à trazerem doces e presentes às crianças comportadas. Nos países Anglosaxões, a única semelhança com essa cultura é a meia na lareira que, ao contrário dos doces da Befana, recebem os presentes do Papai Noel.

E aí? O que a Befana trouxe pra vocês?

Nessun commento:

Posta un commento