giovedì 11 gennaio 2018

Cidadania italiana em Bréscia

Esse é um dos posts mais aguardados dos últimos tempos: hoje fui reconhecida cidadã italiana! Vou escrever aqui como foi e os percalços que encontrei para que vocês vejam que é possível fazer sozinho.



Por curiosidade, algum tempo atrás, eu já tinha levantado minha árvore genealógica e tinha ouvido sobre alguns primos que haviam feito o processo. Mas comecei mesmo a pôr a mão na massa em dezembro de 2016, quando descobri que não existia limite de geração para obtenção de cidadania italiana.

Meu antenato, meu trisnonno Antonio da Correggio, facilitou muito as coisas pra mim! Desde que ele chegou ao Brasil, em 1887, todos os seus descendentes nasceram e morreram na mesma cidadezinha no interior de Santa Catarina, chamada Grão Pará. A funcionária do cartório (todo meu amor pra a Silvana!) agilizou tudinho, até mesmo um registro tardio de óbito (que constava no registro mas não aparecia no livro) que foi feito pelo próprio cartório no Ministério Público e levou cerca de um mês.

A certidão de nascimento do meu antenato, estava na cidadezinha de Casale di Scodosia, em Padova. Fiz a solicitação por email e recebi aqui na minha casa cerca de um mês depois.

Em março de 2017, já tinha levantado todas as certidões e enviei para tradução e apostilamento. Curiosamente, a certidão que tive mais dificuldade de conseguir foi a minha própria! Quando cheguei ao cartório e pedi uma certidão de nascimento em inteiro teor fez-se um banzé porque havia uma bendita anotação posterior ao meu nascimento! Usei todo o meu charme (e cara de gato de botas) para convencê-los de que eu sabia o que tinha escrito ali e não seria nenhuma surpresa... (Abaixo o gif com a cara de gato de botas que foi muitíssimo últil durante várias etapas do processo!)




Como são muuuuitas certidões, levou um tempinho para aprontar tudinho - recebi aqui em casa, por DHL, em junho de 2017.

Dia 20 de junho de 2017, fui até o comune de Brescia (cidade onde tenho residência registrada desde dezembro de 2016) e entreguei todos os documentos. A funcionária responsável, que sempre foi educadíssima, recebeu tudo e disse "me dê um telefone que quando eu acabar de analisar, ligo para você vir aqui". Uma das coisas que pode ter feito meu processo caminhar mais devagar, foi que eu tenho um Permesso di Soggiorno com 5 anos de validade por ser casada com um italiano e como a própria funcionária falou, não teria pressa por estar legal no país.

Voltei pra casa e esperei. Esperei. Esperei. Eles me ligaram em setembro. Isso mesmo, levaram TRÊS meses para avaliar meus papéis. E isso não foi o pior! Eles descobriram que faltava uma variação do meu sobrenome no Certificado de Não Naturalização do meu antenato!

Eu o fiz instantâneamente pela internet e me propus a mandar traduzir aqui na Itália para ser mais rápido. Só que não! Em função do apostilamento, o documento teve que ser traduzido e apostilado no Brasil para, só então, ser enviado pra mim. Bom, mais um mês de espera.

Finalmente, em 30 de outubro de 2017, assinei a Richiesta di Riconoscimento! Faltava aguardar a NR de Curitiba e o OK do comune de origem do meu antenato. Foi aí que eu aguardei. Aguardei e aguardei.

E para finalizar bem essa história, hoje, dia 11 de janeiro de 2018, assinei minha certidão de nascimento italiana! 

Bom, você aí não quer que eu conte de como eu fiquei feliz e mandei fotos pra família toda, não é? Vamos às praticidades!

Quanto custou?

  • 12 Certidões em inteiro teor - 12 x R$ 34,55
  • 12 Reconhecimentos de firma do escrivão - 12 x R$ 4,90
  • Certificado de Não Naturalização ou CNN - feito online grátis
  • Certidão de nascimento italiana do meu antenato - grátis
  • 13 Traduções juramentadas (as 12 certidões de nascimento/casamento/óbito + a CNN) + SEDEX Curitiba/ Florianópolis - R$ 1380
  • 26 Apostilamentos (13 certidões e 13 traduções)- 26x R$ 34,85
  • Duas marca da bollo de 16 euros (uma para a Richiesta e o outra para a certidão de nascimento) - 32 euros
TOTAL:  R$ 2759,50 + 32 euros

Obs.: Não incluí na conta as duas vezes que usei DHL para enviar os documentos.

Sobre o comune de Brescia:
  • As duas funcionárias do ofício de reconhecimento de cidadania iuris sanguinis são fantásticas e muito educadas.
  • Apesar de a cidade ter 200 mil habitantes, elas estão super sobrecarregadas com muitas solicitações de cidadania (a maioria brasileiros).
  • Não falei sobre a visita do vigile porque já era residente e ele já tinha passado na minha casa quando dei entrada no processo. 
  • Eles aceitaram as certidões com pequenos erros de grafia dos nomes - Dacoregio, Dacorreggio, da Correggio, Moisés, Moyzes, etc - SEM retificação judicial.
  • Eu entreguei todas as certidões, inclusive as de óbito.

Profissionais que me ajudaram:
  • Tradução juramentada (bem feita e em tempo récorde!) - Luiz Fernando Picolotto luiz.picolotto@gmail.com 
  • Reconhecimentos de firma e apostilamentos - Cartório Maria Alice em Florianópolis, telefone 48 3234-0003
  • No caso, sou obrigada a pôr a minha mãe, Rozeli, na lista. Já que foi ela que fez TUDO com muia eficiência! Vocês até podem tentar suborno, mas pra mim ela cobrou um preço bem salgado em beijos e abraços!  
Próximos passos:
  • Hoje saí do comune com três documentos: certificato di nascita, estratto per riassunto dell'atto di nascita e certificato di matrimonio.
  • Nas próximas semanas, agendei para fazer o passaporte e a carteira de identidade. Conto como foi cada etapa depois!
Espero ter escrito tudo direitinho! Se quiserem perguntar alguma coisa, fiquem à vontade!


6 commenti:

  1. Parabéns Mari!! Amei seu post, obrigada pelos preços, aqui em São Paulo, um pouco mais vou ter que gastar pelas certidões, . Muito útil pra quem está junto nesse sonho. Amei a cara do gatinho do Shrek..vou adotar, kkk

    RispondiElimina
  2. Dri, a cara do gato é fundamental! rsrs Sobre as certidões, é um gasto grande mesmo. Mas se você puder, traduz e apostila em outro estado, já que SP tem um dos preços mais altos do país!
    Fico feliz de contribuir com o sonho de outras pessoas! Beijão italiano!

    RispondiElimina
  3. Que bacana Mari! Quase que vc nasceu italiana no dia do meu aniversário, que é amanhã *rs
    Auguri!!! <3
    Menina, estou num perrengue aqui pra escolher um comune bacaninha mas ó, tá difícil viu. Não dou conta de fazer sozinha pois não falo o idioma, aí é abusar demais dos italianos. Agora é correr pro abraço!!!
    Bjsss
    Ps: amei a cara de gato de botas hahaha

    RispondiElimina
  4. Kelly, recomendo muitíssimo que vocẽ aprenda um mínimo de italiano antes de vir pra cá pra não cair em roubada. No comune, faz muita diferença você poder se comunicar um pouco. Brescia é uma cidade linda, mas como vc viu pelo meu relato, é bem demorada! Boa sorte na sua saga e feliz aniversário!!

    RispondiElimina
  5. Parabéns Mari, mais uma conquista!!!! Que venham muitas outras!!!!

    RispondiElimina
  6. Muito obrigada pelo reconhecimento Mariana, fiquei muito feliz que deu tudo certo, e o que precisar estou a disposição!! Boa sorte!

    Att.
    Silvana

    RispondiElimina