Fomos convidados pela família Baroncini (com quem moramos aqui no cortile) para almoçarmos no domingo. Rolou um churrasco, ou melhor, uma grigliata como se diz por aqui.
Comida maravilhosa da Luciana - cozinheira profissional aposentada e nonna italiana de mão cheia! Pra mim, o destaque foi um enrolado de mozzarella de búfala em folha com prosciutto e outras coisinhas. Tudo regado à vinho e conversa boa, as cachorras tentando roubar os ossinhos e as crianças querendo logo pular pro chocolate!
Por falar nisso, o coelhinho passou aqui em casa para nós dois. O João ganhou um ovo da Perugina (chocolatinho italiano legítimo!) e uns ovinhos pra beliscar. E eu ganhei o ovo mais legal do mundo! Um Kinder com um unicórnio e uma fada cor-de-rosa dentro.
A tradição aqui é bem parecida com o Brasil em algumas coisas. No domingo, se almoça com a família e depois as crianças abrem os ovos de chocolate enquanto o restante da família mergulha na colomba!
A grande diferença é o feriado na segunda-feira seguinte, chamada Pasquetta ou Lunedi dell'angelo. Esse dia é caracteristicamente para ficar com os amigos, fazer picnics e passear. Na tradição católica, simboliza o dia em que o anjo apareceu para duas mulheres no sepulcro avisando que Jesus havia ressucitado.
A frase do título é um ditado italiano popular: Natal com a família, Pásqua com quem quiser.
Esse abaixo foi o mimo que fiz pros membros da família. Um potinho de brigadeiro feito com chocolate belga.
Já ouvi muita gente dizer que os europeus não curtem brigadeiro por ser muito doce, mas a verdade é que fez o maior sucesso com nossos vizinhos e é alegria garantida.
Para aproveitar o dia de sol que fez no domingo de Páscoa, saímos "fugidos" do almoço para curtir uma feirinha de antiguidades na cidade de Fontanellato. O céu azul e os campos verdinhos mostrando a cara da primavera fizeram o passeio mais especial.
Como dá pra ver, no centro da cidade fica um castelo murado de 1124 (sim, isso mesmo, você não leu errado!) que foi sendo modificado ao longo dos séculos conforme as necessidades da região. Hoje, nele funciona o comune (prefeitura) da cidade.
Como era Páscoa, estava rolando um tour especial pelo castelo com a Rapunzel para toda a criançada da região. Elas estavam super atentas às explicações e apaixonadas pela trança no pátio principal do castelo. Afinal, quem não gosta de história de princesa?
Como sempre, aqui vai uma coletânea das nossas peças preferidas:
Essa máquina de costura para crianças - original, linda, funcionante e com a caixa!
Mas o meu xodó dessa feira foi essa belíssima máquina de costura em ferro com decalques originais, totalmente mecânica. Pagaria sem dor no meu coração os 600 euros que o vendedor pedia por ela - se eu tivesse! rs
Esses vidros e garrafas antigos estavam ali em exposição esperando pra serem fotografados.
Os avôs dos patins: esses têm rodas de madeira e tirantes de couro.
E como não poderia deixar de ser, os rádios valvulados que o João ama! Os preços são conforme o gosto do freguês, entre 50 e 400 euros.
E como já falei sobre as portas, hoje falo das janelas...
Descobri uma lei sublime, a lei da equivalência das janelas, e
estabeleci que o modo de compensar uma janela fechada é abrir outra, a
fim de que a moral possa arejar continuamente a consciência.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
maravilhoso!!
RispondiElimina