mercoledì 27 settembre 2017

Brescia também tem castelo!

Depois de andar por todo o norte da Itália com a família, não podia deixar de levá-los no lugar mais famoso da cidade onde moramos: o castello di Brescia.
Já fomos nesse lugar inúmeras vezes, mas é impressionante como cada vez o vemos de um novo ângulo conforme mudam as estações do ano.


 A entrada do castelo se dá através do impotente portal de 1500 com inspiração militar, ornamentado com o Leão de São Marco (símbolo do Dodge de Veneza) e outros brasões de importantes famílias da região.


Além da construção magnífica, o castelo oferece uma vista panorâmica da cidade de Brescia. Em dias de céu claro e limpo, as montanhas ficam excepcionalmente destacadas.


 Em torno da construção principal, há esse belíssimo jardim.





A grossura da parede nos relembra que esse lugar jamais foi usado como residência e sim como estrutura militar de defesa do território.


Subimos uma das torres para ter essa vista do Monte Maddalena, um dos bairros mais nobres da cidade.

 As pontes levadiças de 1300 e as largas muralhas também protegeram uma prisão militar, mais recentemente no século XIX.



 O jardim superior e sua linda Torre Mirabella, de onde os guardas podiam visualizar as tropas muito antes de chegarem próximo à cidade.



As nossas estradas já tiveram a timidez dos rios e a suavidade das mulheres. E pediam licença antes de nascer. Agora, as estradas tomam posse da paisagem e estendem as suas grandes pernas sobre o Tempo, como fazem os donos do mundo. 

Mia Couto

1 commento:

  1. uouuu, muito legal esse castelo!!! Aliás, amo castelos... achei uma série na Netflix sobre castelos ingleses *rs Bem bacana para quem curte história!

    RispondiElimina