giovedì 21 settembre 2017

Bergamo Alta com a família


A cidade de Bergamo é dividida entre Città alta e Città Bassa. Embora ambas tenham raízes medievais, a Città alta conserva ainda boa parte das característica da época de sua construção (século XVI) por parte dos venezianos.

Bergamo é uma das poucas capitais italianas a conservarem os muros que cercam o centro histórico de forma intacta.
E o charme dessa cidade já começa na subida, onde você pode optar por ir à pé pela encosta (esse passeio é lindíssimo para um dia de outono ou mesmo inverno, o que não foi o caso desse dia de calor!) ou pegar o funicular de 1887 que faz o trajeto de 85 metro parecer fácil!


Meus "clientes" amaram a experiência! Olha essas carinhas!


Lá em cima, seguimos as ruas estreitas (em subida) até a Piazza Vecchia. Abaixo, a Bliblioteca Civica Angelo Mai situada no Palazzo Nuovo, na face norte da Piazza.


Na face sul, encontramos o Palazzo della Ragione e a Torre Civica, construídos no século XII.

 
 

Logo atrás do Palazzo della Ragione, ficam duas igrejas imperdíveis. A primeira, a Basilica di Santa Maria Maggiore, foi construída no século XII e decorada em estilo barroco entre 1500 e 1700.





Exatamente do lago, fica o Duomo di Bergamo ou Cattedrale di Sant'Alessandro. Esta foi construída entre os séculos XV e XIV sobre uma igreja paleocristã do século V.




Dentro do Duomo, existe uma capela especial em homenagem ao Papa João XXIII (San Giovanni XXIII), que nasceu na pequena cidade de Brusicco, na província de Bergamo e foi Papa entre 1958 e 1963.


 Ainda no mesmo "complexo", fica o Templetto di Santa Croce. Um remanescente da arquitetura do início do século XI.

Para terminar o passeio, fizemos uma parada em uma das muitas docerias que vendem a famosa Polenta Osei.


Apesar de parecer uma polenta, é na verdade um doce que não leva polenta - e é delicioso! Imagine um pão-de-ló regado com Rum e recoberto com marzipan amarelo, recheado com nutella. Impossível não gostar!



Mesmo se essa delícia não fizer a sua cabeça, se jogue em todos os outros doces e experimente um pouco de cada...

E, se depois de todas essas andanças, você ainda tiver energia, recomendo o Shopping (ENORME) Orio Center. Ele fica um pouco fora da cidade, perto do aeroporto de Bergamo e vale uma paradinha.



Bora pra casa tomar esse vinho que meus pés não aguentam mais!

2 commenti:

  1. Que delícia ter a família por perto! <3
    Lindas fotos! Pirei na "polenta" com Nutella *rs

    RispondiElimina
    Risposte
    1. A tal "polenta" é um problema! Uma bomba calórica DELICIOSA! rsrsrs

      Elimina