martedì 20 dicembre 2016

Documentos e moradia

Para viver na Itália é preciso passar por uma saga atrás de toda a documentação, descrevo aqui parte de nossa saga...

Tentei inicialmente obter cidadania italiana por descendência pela família de meu pai (Baggio), mas estava difícil encontrar meu antepassado que saiu da Itália e foi para o Brasil. Então consegui pela família da minha mãe (Refosco).
Em 2006 toda família de minha mãe deu entrada no pedido de cidadania italiana por descendência junto ao Consulado Italiano de Porto Alegre, até hoje (dez/2017) a família continha esperando! :o

Mariana e eu moramos na Bélgica entre 2009 e 2010. Nesta época eu dei entrada no meu pedido de cidadania italiana na Bélgica, em menos de 3 meses ficou pronta!!! Contudo, somente eu pude obter a cidadania, pois deve-se pedir cidadania junto ao oficial mais próximo de sua residência. Como eu residia na Bélgica, fiz o pedido no Consulado Italiano de Mons (BE). Mesmo minha mãe teve que aguardar o processo de POA, uma vez que ela mora no Rio Grande do Sul.

Contudo, não pedi o passaporte italiano quando morávamos em Mons. Assim, tive que me inscrever no AIRE do Consulado Italiano de Curitiba, e só depois de inscrito eu pude pedir o passaporte italiano... isso demorou alguns meses. Para agendar pela internet a retirada do passaporte também é uma briga. Depois disso pedi a emissão de carteira com meu Codice Fiscale, que equivale ao CPF brasileiro.


Com estes documentos nos mudamos para Itália. E ao chegarmos na Itália saímos atrás da papelada necessária para aqui residir...

Aqui tínhamos uma casa para alugar nos esperando, graças a nosso grande amigo Marcos Rovetta! Saímos do aeroporto, alugamos um carro e viemos direto para nossa futura casa!!! (48m2, mobiliada, €350/mês)
Fizemos um "comodato d` uso" que é mais simples que um contrato de aluguel e facilita bastante em questões burocráticas, este documento é necessário para dar entrada nos papeis de residência junto ao Comune. Demorou duas semanas para este papel ficar pronto!


1) Pedido de Residência

Em seguida fomos na Comune de Brescia pedir para fazer minha residência. Pois tem que fazer a minha para só depois fazer o pedido de visto e de residência da Mari.
Isso foi uma novela!!! Primeiro veio um técnico aqui em casa para ver se a casa tinha "condições de habitabilidade".
O técnico veio e estava tudo ok, mas estava demorando muito para termos uma resposta (2 semanas), então voltamos na Comune, lá descobrimos que eles não receberam nada do tal técnico!
Fomos nós até o "setore di urbanistica" para ver o que aconteceu, depois de muita conversa e eles achando que nós é que estávamos errados... eles viram que haviam esquecido os docs! Pediram mil desculpas e enviaram o relatório para a Comune na mesma hora!

Voltamos para a Comune... "sim recém recebemos" diz ele! Ok, dou a entrada na minha "richiesta di residenza"...

Novamente estava demorando demais (semanas)... então voltamos na Comune para ver se a "pratica era chiusa" (se o procedimento estava encerrado). Resposta: "Não" :(
Explicamos que havia urgência, pois precisávamos fazer o pedido de visto da Mari, que dependia da minha documentação estar pronta!
Então ele disse que ia colocar nosso pedido na urgência... Ele se vira, vai até um armário que tinha duas pilhas de papeis, à esquerda uma grande e à direita uma pequena. Procura e acha meus papeis na esquerda e simplesmente coloca na pilha da direita!
É só isso!? Sim... Ai santa burocracia...

Descobrimos que o responsável por fazer a "pratica" só pega papeis da pilha da direita (urgentes) e como essa pilha nunca termina, ele nunca pega da pilha da esquerda!!! Ou seja, se nós não tivéssemos pedido "urgência" (mudar de pilha) ficaríamos esperando eternamente.

Mas enfim, depois de uns 45 dias ela ficou pronta!!! Com isso agendamos o pedido de visto da Mari... mas essa eu vou deixar pra ela contar ;)

A Comune me deu um papel que atesta que estou oficialmente residindo em Brescia. Esse documento, ou a "Carta di Identità", são os comprovantes de residência daqui. Não é como no Brasil que se usa conta de luz ou fone. Para fazer essas contas, primeiro tem que ter o comprovante de residência que só a Comune dá após uma visita para verificar se você realmente mora onde diz que mora.

2) Tessera Sanitaria

Esse é o equivalente ao "cartão do SUS". Agendamos pela internet e fomos até um local indicado pelo pessoal do Comune para fazer minha Tessera Sanitaria. Lá se pode escolher o "médico de família", escolhi uma perto de casa. Recebi um papel com meu número provisório e devo aguardar a tessera (cartão) chegar em casa.

3) Carta di Identità

Também agendado pela internet. No site diz tudo que precisa levar, lembro que levei meu passaporte italiano, o Codice Fiscale, comprovante de residência emitido pelo Comune, fotos (pode ser impressa ou em pendrive) e 20 Euros! :p

4) Cartão do lixo e conta d'água

Aqui em Brescia tem coleta seletiva de lixo!
Tem que ir no prédio da A2A para botar a água e esgoto no meu nome e também para fazer o cartão do lixo. Lá eles entregam sacos de lixo apropriados (bio degradáveis) e lixeiras padronizadas para coleta seletiva.

O caminhão do lixo passa uma vez por semana e só recolhe se estiver dentro das lixeiras padronizadas. Tem coleta seletiva para: 1) papeis; 2) vidros e latas e 3) plásticos.

Além disso, em todas as quadras tem umas grandes lixeiras (contêiner): A marrom para lixo orgânico e outra cinza para lixo indiferenciado. É necessário o tal cartão do lixo para abrir essas lixeiras.

5) Conta de luz e gás

Essas não sei como se faz... pois o Danielle fez para nós :D só precisamos preencher os documentos, assinar e colocar na posta (correio).


Todo esse procedimento demorou cerca de dois meses!!! E ainda estou aguardando a "tessera sanitaria" e Mari aguardando o visto dela (permesso di soggiorno), mas esse eu vou deixar para ela contar quando estiver tudo finalizado ;)

Os documentos acima citados são necessários para aqui residir. Mas tem outros documentos importantes, como dar entrada na conversão de nossas CNHs e validação de diplomas de Engenharia Elétrica e Medicina.
A carteira internacional só tem validade de um ano para brasileiros que residem na Itália. Mas essa vai ficar para 2017 ;)
E quanto a validação dos diplomas... esse merece um post próprio... Depois que descobrirmos como fazer hehe ;)

11 commenti:

  1. Olá, parabéns pelo blog, fiquei curioso em saber porque optaram pela Itália e não pela Belgica, visto que já estavam morando lá, e economicamente o país está em melhor situação, e se possível também fazer um comparativo.

    OBS: Dia 1/1 estou indo morar em Verona.

    Obrigado.

    Alessandro

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Obrigado! Bem... são várias razões...
      Mari estava mais inclinada em irmos para Bélgica, amamos morar lá, a cultura, as pessoas, a estabilidade... só o clima que não ajuda muito, chove bastante!!! kkk

      Minha família sempre se reunia na casa do meu nonno, família grande, todos falavam italiano e contavam histórias da Itália. Cresci sempre ouvindo histórias sobre a Itália. Assim, sempre tive essa vontade de morar aqui.

      Além disso, acho estranho ter cidadania italiana e não saber falar direito italiano nem conhecer a cultura. Este foi um grande motivador, vir para cá aprender a língua e a cultura. Acredite, é bem diferente de fazer um cursinho de italiano no Brasil! Embora isso ajude muito! ;)

      Além disso, queremos fazer a cidadania da Mari, (por matrimônio ou por descendência, ainda não decidimos). Também queremos validar nossos diplomas. Fazer isso tudo num país em que sou cidadão é mais fácil do que num terceiro país, mesmo que faça parte da UE.
      Bem… também estamos investigando sobre a possibilidade de fazer em Portugal, fica mais barato por não precisar traduzir e existem acordos entre Brasil e Portugal.

      Gostamos muito da cultura daqui, das pessoas, dos lugares e da comida!!! :D Isso tudo nos atraiu para cá.

      Outra razão é a língua… tenho mais facilidade com italiano do que com francês :p

      Vamos tentar um trabalho por aqui, se gostarmos ficaremos, senão tentaremos em outros países da UE. A língua é a única limitação, ainda que temporária. Mas como também já trabalhei no meio acadêmico (pesquisa em Engenharia) isso facilita, pois em geral todos aceitam que se fale inglês no meio acadêmico.

      Comparativo… hum… acho que isso merece um post a parte! Hehe É muita coisa… em geral para trabalhar é melhor na Bélgica. Mas para viver e conviver, aqui é muito melhor!
      Além de ter muito trabalho, as leis trabalhistas são muito boas na BE, se você não tiver emprego o governo te dá cursos e ajuda a encontrar trabalho, enquanto isso você recebe um salário “chômage” por tempo indeterminado! Aqui na Itália ainda não conhecemos bem como tudo isso funciona, mas assim que soubermos farei um posto sobre isso ;)

      Legal que vocês vem! Início de janeiro estaremos no Brasil… mas voltamos para Itália 24/jan. Mantenham contato!!!
      E sejam bem-vindos!!! :D

      Elimina
    2. Alessandro, como está aí em Verona? Tá gostando? Quando estiver livre, venhas nos visitar em Brescia. Ficaremos muito felizes em mostrar a cidade e conversar em português!

      Elimina
  2. Estou gostando muito dos relatos! Parabéns, Mari e João!!!

    RispondiElimina
  3. Questo commento è stato eliminato dall'autore.

    RispondiElimina
  4. Parabéns!! Eu e meu marido tbm estamos na Bélgica, e planejamos nos mudar para a Itália,eu não vejo a hora, obrigada por compartilhar suas experiências. Grande abraço!

    RispondiElimina
  5. Excelente! muito obrigado vou em outubro de 17 voces estaõ me ensinando muita coisa.

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Oi Daniel! Você vem pra onde? Caso tenha alguma pergunta que a gente possa ajudar, fique super a vontade! Passamos muitos perrengues e queremos facilitar para outras pessoas. Boa sorte!

      Elimina
  6. Oi Mari e Joao, tudo bem?
    Eu e meu marido estamos indo pra Valdobbiadene no inicio de Marco para, veja a coincidencia, passar exatamente pelo mesmo que voces acabaram de passar! Casados no Brasil, ele precisa tirar os docs de cidadao e eu solicitar meu permesso e todos os outros docs, etc. Fiquei de cara quando por acaso cai no seu blog, vi que a experiencia era super atual e extremamente parecida com nossa situacao. Depois claro que fui procurar onde e Brescia e fiquei mais surpresa ainda quando vi que estaremos apenas a 2:30hs de distancia :)
    Se voces quiserem/puderem trocar mais ideias com a gente, eu poderia te passar um contato meu e talvez ate nos encontrarmos quando chegar ai. Que acham? :)
    No mais muito obrigada por compartilharem toda essa experiencia. Ja esta sendo muito valido, apesar de assustador hehe :*

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Natália, é sempre assustador! E também não ajuda todo mundo falando que somos loucos, né! rs Passamos por tudo isso e, te digo, sou muito grata por todos os percalços e solavancos que nos trouxeram até aqui.
      Estão mais do que convidados a virem passar um dia conosco aqui em Brescia!
      Meu email mdacoregio@gmail.com
      Benvenuti amici!!

      Elimina
    2. Grazie mille Mari! Te escrevi :)

      Elimina