venerdì 9 febbraio 2018

É Carnaval em Veneza!


No último domingo, fomos conferir o famoso Carnaval de Veneza! Nada que eu possa escrever aqui dará a real impressão de como é fantástico e mágico!

A origem da festa é super antiga. O primeiro documento a mencioná-la é do Dodge Vitale Falier em 1094! Nele, se fala de uma festa de diversão pública, sendo usada a palavra Carnaval pela primeira vez.

A República de Veneza era um lugar com rígidos padrões morais e o Carnaval se apresentava como uma oportunidade de  fugir das regras e das convenções sociais. Ricos e nobres festejavam junto com pobres empregados e as máscaras e fantasias garantiam que ninguém soubesse a classe social, o sexo ou a religião do folião.

Pouco a pouco, os venezianos aperfeiçoaram as técnicas de fabricação das máscaras. Ao contrário de hoje, onde vemos milhões de máscaras de todos os formatos, eles tinham as suas preferidas:

A bauta é uma das mais antigas. Era endossada por homens e mulheres sob um manto negro com capuz.


Muito antes do bloco dos sujos surgir, homens se fantasiavam de gnaga, ou uma doce senhorita vestida de gatinha...


Entre as mulheres, era muito comum uma máscara chamada moretta. A pequena máscara negra era sustentada por um botão que devia ser segurado com a boca, fazendo com que o personagem fosse mudo e misterioso.


Bom, agora que você já conhece a história, vou contar as coisas práticas e como foi nosso domingo. 
Pra começo de conversar, vá de trem! A estação de Venezia Santa Lucia fica bem no centro da cidade e você pode seguir a pé. Estacionamentos são raros e caros! 
Também recomendo ir com sapatos confortáveis e bem agasalhado, visto que nessa época faz bastante frio e tem muito vento. Uma dica extra é levar um lanchinho e uma água - um café no centro da cidade pode custar até 7 euros!

Já na estação de trem, você começa a ver essas figuras vestidas à carater pra festa!

Saindo da estação e indo em direção à Piazza San Marco, existem vários vendedores de máscaras e maquiadores credenciados. Você pode fazer uma paradinha para entrar no clima da festa!


Na verdade, é impossível não se contagiar com o clima de carnaval! Sejam adultos com suas fantasias elaboradas ou crianças vestidas de super-heróis e princesas, todos são super solícitos e param o tempo todo para os turistas fazerem fotos.













Gostou? Tem mais! Você esqueceu que além das fantasias, a festa é em uma das cidades mais lindas do mundo? Para coroar o dia, estava um céu azul maravilhoso que cobria as marolas dos canais de luz.








Foi incrível e eu recomendo! SIm, a cidade fica um pouco tumultuada e as fotos sempre têm milhões de pessoas junto. Mas é mais do que um passeio, é uma experiência!

Se você não quiser andar tanto ou se preferir uma experiência diferente, pode fazer o trajeto pelos canais. O passeio de gôndola custa 80 euros (podem ir até 4 pessoas) e o de vaporetto (um ônibus/barco) custa 7,50 o trecho ou 20 euros o passe livre para o dia todo. 


Então, se você estiver pensando o que fazer no carnaval no norte da Itália, venha conferir a festa em Veneza. A combinação entre a paisagem incrível e essas fantasias sensacionais é de tirar o fôlego!

1 commento: