giovedì 13 luglio 2017

Consulta e exames ambulatoriais - a impegnativa

Viver em outro país é como nascer de novo, tudo deve ser reaprendido. E com a saúde não podia ser diferente.

Aqui na Itália, a saúde pública é muito organizada. Na verdade, eu acho que é uma organização muito parecida com o que estamos há tantos anos tentando implementar no Brasil: a saúde de família como base do atendimento.

Então, funciona assim: quando você faz a sua tessera sanitaria, já escolhe o seu médico de base (diferente do sistema brasileiro, você pode escolher qualquer médico dentro da sua cidade - desde que o mesmo tenha disponibilidade para aceitar pacientes novos). Como o próprio nome diz, essa será a base da sua saúde. É ele que vai gerir as suas necessidades, conhecer os seus problemas e indicar a realização de exames e consultas com especialistas.

Pois bem, em maio fomos na nossa médica de base aqui em Brescia e levamos todos os nossos exames recentes que continham informações importantes. Ela foi tão fofa que leu todos os laudos - mesmo estando em português, e guardou cópias em nossos prontuários.

Ela pediu uma série de exames para controle e nos deu várias impegnativas, as famosas requisições que temos no Brasil.

Pausa para a tradução! A palavra "impegnativo" é um adjetivo e signativa trabalhoso, difícil, desafiante, árduo.

Vou explicar um pouco sobre a bendita impegnativa e as informações que você pode tirar dela. Para começar, ela pode ser essa vermelha ou a branca, logo abaixo.

  • Codice esenzione (ou código de isenção): caso você seja isento do valor do exame/consulta (já falo sobre esse valor) haverá um código nesse campo.
  • Numero impegnativa: esse número sob o código de barras é necessário quando você for marcar o exame/consulta.
  • Tipo di esame: raio x, exame de sangue (prelievo), consulta com especialista, etc.
  • Diagnosi: motivo pelo qual o exame foi solicitado.
  • Numero prestazioni: serve no caso de um raio X, por exemplo, que você precisa discriminar quantas partes do corpo serão analisadas.
  • Data: atenção! A impegnativa tem validade e ela varia de região para região. Em geral, são 6 meses.



  • Priorità della prestazione: 
U - urgente (só é emitida no pronto socorro).
B- breve, deve ser realizado dentro de 10 dias.
D- differita (deferido), consultas devem ser realizadas em 30 dias e exames em 60.
P- programável, dentro de 180 dias.


Agora que você já entendeu tudo direitinho, vai precisar descobrir o número de marcação da sua região (para o quem estiver aqui na Lombardia é 800 638 638). Ligue para esse número com a sua tessera e a impegnativa em mãos. O atendente vai pedir o seu codice fiscale e esses dados que eu escrevi acima.

Chegando no local e na hora combinados, você precisa pagar o ticket (dinheiro, cartão, moedas de ouro, tudo é aceito). Ahh, como assim?

O ticket é a parcela de participação do cidadão nos custos de exames, consultas e tratamentos realizados pelo sistema público de saúde italiano. 
  • Assistência farmacêutica: 2 euros por pacote, com um máximo de 4 euros por prescrição. Ou seja, sua medicação de uso contínuo (ou qualquer outra que você compre COM RECEITA) custará entre 2 e 4 euros. A receita vale por APENAS 30 dias!
  • Consultas e serviços especializados: 36 euros por impegnativa, ao qual é adicionado uma taxa variável de até 30 euros, dependento do exame/consulta/tratamento.
  • Consulta de emergência NÃO URGENTE: 25 euros pela consulta mais eventuais exames e terapias (consultas de emergência urgentes não são cobradas, bem como cirurgias, internações e outros procedimentos quando julgados urgentes pelo médico).
  • Tratamento termal: 55 euros por ciclo de tratamento (já quero um tratamento desses!).
  • Isenção do pagamento: patologias crônicas, doenças raras, invalidez e renda insuficiente. Para todos eles é necessário um atestado médico e uma declaração de um órgão competente. Também são isentos menores de 6 anos e maiores de 65 anos (com renda familiar inferior a 36mil euros por ano), grávidas e ainda exames considerados preventivos (mamografia, colonoscopia, etc).
ATENÇÃO: o valor do ticket varia conforme a região! Assim como os critérios de isenção.

Acho que é isso por hoje! Mas, por favor, compartilhe aqui a sua experiência. Nós tivemos uma excelente impressão do sistema de saúde daqui (apesar de termos pago 100 euros por alguns exames de sangue, um eletrocardiograma e uma visita cardiológica).

Uma das formas de saúde é a doença. Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais anormal que se poderia encontrar. 
- Fernando Pessoa

Nessun commento:

Posta un commento