martedì 10 aprile 2018

Viajar barato pela Europa - vôos low cost

Nesses últimos dias, eu estive meio atrapalhada e não escrevi mais. Mas foi por um excelente motivo: eu estava viajando! Aliás, tem coisa melhor que viajar? Humm, talvez isso que você pensou possa ser feito na viagem... Afinal, turismo gastronômico é uma excelente pedida!
Fomos para uma cidade grega chamada Thessaloniki - já conto como foi a viagem - e eu comprei os tickets para a Grécia há cerca de um mês atrás e achamos uma boa promoção.
Para quem não conhece, a Ryanair, Easy Jet, WizzAir são companhias aéras que fazem os chamados vôos low cost pela Europa e até alguns lugares fora do continente. Os vôos são uma pechincha, chegando a custar cerca de 9 euros o trecho! Mas como em tudo na vida, elas têm algumas peculiaridades e exigências nas quais vale a pena dar uma olhada.
Você achava que nada poderia ser mais econômico que a classe econômica na qual você viaja todo espremido? Engano seu. Em vôos low cost, o avião vai LO-TA-DO e as poltronas são muuuuito juntinhas.
Outra coisa comum é a cobrança de uma taxa adicional para marcação dos assentos. Isso pode ser interessante especialmente se você está viajando acompanhado de crianças. Aliás, nesse tipo de companhia aérea TUDO é cobrado a parte, inclusive o lanchinho a bordo.
Já está pensando em pegar o próximo vôo? Calma aí! Essa dica é a mais quente de todas: a BAGAGEM! Cada companhia tem suas especificações, mas como as regras da Ryanair se aplicam a quase todas , vou me concentrar nelas.

Com o ticket "standard" você tem direito à uma mala de 10kg no formato especificado acima e que será despachada diretamente no portão de embarque e uma bolsa de mão de 35 x 20 x 20 cm que deverá ser colocada sob o seu assento durante o vôo.
Para colocar a sua mala na cabine, eles cobram uma taxa de "prioridade" - uma vez que não precisará ficar esperando a mala na esteira ao sair do vôo. Por cerca de 25 euros, você pode despachar no balcão da companhia uma bagagem de até 20kg.
Assim que você compra o ticket, já recebe por email o código da reserva. É bom lembrar também que cerca de 48 horas antes de decolar, abre o check in on line e ele deve ser feito ANTES de chegar ao aeroporto. O QR Code referente ao cartão de embarque deve ser impresso ou apresentado através do aplicativo da própria companhia aérea.

A última é a dica bônus! Essa eu descobri sozinha e tem sido minha carta na manga para viajar pagando pouco.
Ao entrar no site da Ryanair é isso que você verá. Use a barra de rolagem para chegar até o final dessa página.


Lá no finalzinho, você vai encontrar essas listas com letrinhas miúdas. Eu circulei de vermelho onde está escrito "trova tariffe" (ou "localizador de tarifa" em bom português).


Com essa ferramenta, você coloca o lugar de onde você está saindo, as datas (opcional) e quanto pretende gastar e o site mostra as opções de destino dentro do seu orçamento.

 Agora que você já tem as passagens, espere o próximo post sobre como procurar um lugar para ficar sem passar perrengue e sem gastar muito!






1 commento: