giovedì 2 novembre 2017

10 coisas que aprendi sobre a Itália e os italianos



1. É normal comer antepasto, uma massa (primo priato), seguir com uma carne ou salada (secondo piato) e arrematar com a sobremesa e café! Esse ritual leva horas e é levado muito a sério por eles.

2. As pessoas querem saber TUDO sobre a sua vida. Perguntas como quantos anos você tem, se é casada ou com o que trabalha são feitas logo de cara quando conhece alguém. E aqui ninguém considera isso falta de educação.

3. Eles adoram passar calor. No inverno, o aquecimento fica no máximo e, no verão, nem pensar em ligar o ar condicionado!

4. O italiano continua falando italiano mesmo quando fala outra língua - especialmente inglês. Eles simplesmente ignoram o som do H nas palavras e nem sequer se dão conta que existe uma diferença! É normal ouvir pérolas como ELP (help) e appiness (happiness).

5. Café é expresso. Literalmente, curto e grosso. O que os americanos e brasileiros tomam é chamado aqui de água suja.

6. Você só será capaz de falar italiano bem quando aprender a gesticular. A linguagem corporal é tão importante quanto a falada e é imprescindível para entender de verdade a língua.

7. A forma tradicional das casas italianas, o cortile, fala muito sobre o estilo de vida deles. São várias casas voltadas para um pátio central comum, facilitando a integração das famílias e, é claro, a monitorização da vida de todos!

8. Por mais machista que a sociedade italiana pareça, quem manda sempre é a esposa. Os maridos não têm vergonha de admitir que a donna é sempre responsável pela maioria das decisões na casa.

9. Eles são muito mão fechada! Até com o dinheiro alheio. Se você comprar uma coisa que eles acham que não teve necessidade, eles lhe dirão! Já ouvi bastante gente contando, por volta dos 60/70 anos, que quando eram crianças as famílias passavam fome. Mais recentemente, era comum o racionamento de energia e de água.

10. A Itália é o melhor país do mundo. E tudo que é produzido aqui é melhor! Sim, eles são extremamente nacionalistas, mas não de uma forma arrogante. Eles têm orgulho do seu país e do que produzem, passam as tradições adiante e ensinam seus filhos sobre as dificuldade que já passaram. Como estrangeiro, eles só esperam que você tenha um pouco de admiração pelo que eles consideram o melhor lugar do mundo pra viver!

E você? O que aprendeu sobre os italianos?

Normativa EURO para emissão de poluentes

Oba, você finalmente comprou um carro e está todo feliz andando pra cima e pra baixo! Claro, um pouco mais pobre já que pagou o seguro obrigatório e a marca da bollo, mas tá felizão! A Ludovica foi nossa primeira macchina vecchia italiana - e deixou saudades...
Aí, um belo dia você dá de cara com um aviso no jornal assim:


Aí você não dá bola, na verdade, nem lê direito, já que seu italiano ainda não é aquela coisa toda, né?
Pois bem, eu vim aqui pra contar que a coisa é séria! Sim, você pode ser multado se estiver com seu carro fora das especificações ou se estiver com o seu carro poluente em dias proibidos!

COMO ASSIM? SAÍ DE SÃO PAULO MAS RODÍZIO VEIO COMIGO?

Calma, vou explicar tudo certinho.
Com o objetivo de diminuir a poluição do ar causada pelos automóveis, a partir de 1991, a União Européia publica periodicamente novas normativas com relação às emissões perigosas, seja para carros à gasolina que à diesel.
A normativa classifica os automóveis com a sigla EURO seguida de um número que corresponde à tecnologia anti-poluição do ano em que o carro foi fabricado.
Na categoria EURO 0, entram os carros produzidos antes de 1991 alimentados à gasolina sem catalizador e os alimentados à óleo "não ecodiesel". É a categoria mais penalizada, não tendo direito de circular na maior parte dos centros urbanos.
EURO 1 entrou em vigor em 1993 e compreende os primeiros automóveis com catalizador e injeção eletrônica.
EURO 2, de 1997, diminuiu a tolerância com as partículas poluidoras emanadas pelos carros.
EURO 3, de 2001, introduziu o sistema EOBD, que permite um melhor controle da emissão de partículas.
EURO 4, de 2006, iniciou a introdução de um sistema anti particular que se tornou obrigatório a partir do EURO 5, de 2011.
O último, EURO 6, de 2015, foi a última normativa e diminui drasticamente a contagem de partículas aceitas.

Bom, se seu carro foi à gás, GPL ou Metano? Fique tranquilo, nesse caso ele não entra na classificação e você pode rodar à vontade por aí.
Ahh, então melhor comprar uma vespa mesmo, né? Não! Também para as motos e ciclomotores existe uma regulamentação.

EURO 1 - após 1999
EURO 2- após 2003
EURO 3- após 2006

E como eu faço pra saber a classificação do meu carro ou moto? No livreto do carro tem a normativa que ele segue, logo você dá uma checada aqui nesse quadro e fica sabendo tudinho sobre ele.

E esse aqui para motos...


Agora que você já sabe o que significa, fique de olho nos jornais da sua região, principalmente no inverno, quando a qualidade do ar piora muito em várias cidades devido ao frio.


A proibição costuma ser das 8 às 19hs em dias de semana e sábados. Mas fique ligado para eventuais mudanças exclusivas da sua cidade!
Diante de tudo isso, bom mesmo é andar de bicicleta - já que o único combustível é aquela bordinha de pizza que se alojou no seu quadril!