mercoledì 9 novembre 2016

Bordando a nossa história

Lembro muito bem quando aprendi, com 5 anos, a bordar. Era um verão quente e eu estava na casa dos meus avós entediada por não ter nada pra fazer e ninguém para brincar (sou a neta mais velha).
Minha avó é uma excelente costureira e, nessa época, ainda costurava encomendas pra complementar a renda e eu ficava por ali, imagino eu, enchendo a paciência dela!
Foi num dia desses de calor e bastante trabalho que ela teve uma idéia genial: ensinar a Mariana a bordar, afinal ia levar muuuuito tempo pra pequena se entender com linha, agulha e tecido. Mas não deu muito certo pra minha avó, de cara eu já me apaixonei pela coisa e ficava correndo atrás dela, dessa vez com outro objetivo, colocar a linha na agulha pra mim - essa habilidade eu ainda não tinha desenvolvido no alge dos meus 5 anos de vida!
Durante a minha infância, eu bordei todo tipo de coisas! E bordava incansavelmente por hoooorasss. Inclusive foi nessa época que eu inventei o famoso bulling que todo mundo fala hoje. Eu bordava na escola, afinal terminava todas as atividades antes dos meu colegas e tinha tempo de sobra para exibir meu talento em público! E não demorou muito para ter todo tipo de apelido em função disso. Mas eu nem ligava, me sentia em casa com linhas coloridas e agulhas.
Já adulta, a vida cheia de coisas pra fazer, me distanciei um pouco daquela menina que bordava (mas nunca deixei de ter linhas coloridas à mão).
Chegando aqui na Itália, me deparei com uma casa com paredes totalmente brancas, um sofá branco e mesa de centro branca também. Pensei no que eu poderia fazer pra trazer um pouco mais de aconchego pra casa e logo me lembrei de como me sinto bem bordando.
Dei uma olhada no google para trazer inspiração e encontrei o Clube do Bordado, onde as meninas bordam coisas lindas e modernas com pontos à moda antiga. Elas tem também um canal mara no youtube.
Comprei uns tecidos bem coloridos e estampados nas feiras de artesanato que fomos e 10 bastidores de bordado de tamanhos variados aqui na Amazon.it e mãos à obra!

Essa é a visão da parede com todos eles colocados com muito amor e carinho pelo João - créditos dos pregos!

 Eu curti que combinaram com as minhas almofadas - os dois passarinhos eu que fiz e as brancas são do Ikea.

E aqui vai uma foto individual pra quem quiser se inspirar e um pouquinho da história envolvida... Pra começar, tem três quadrinho onde se lê "Sempre insieme", "Ensemble" e "Juntos".  No nosso casamento, no lindo discurso do João (aqui o link pra quem quiser ver - alerta! eu sempre choro!), ele fala que estaremos sempre juntos, insieme - italiano, ensemble - francês e together - inglês.



 Esse aqui eu achei o desenho fofíssimo e lembrei que o João vive reclamando que eu piso nos sapatos dele...
 Pra quem não sabe, João é apaixonado por fotografia e faz coleção de máquinas fotográficas. Também tem uma brincadeira pois aqui, às vezes, o pessoal fala formaggio ao invés de cheese na hora de tirar a foto!
 Esse é um micro bastidor e coloquei só uma parte da estampa toile de jouy (tecido com estampas de cenas cotidianas) em cores nada convencionais.
 Esse aí também é um filhote de bastidor e rebordei um retalho que tinha com algumas flores.
 Me apaixonei por esse tecido estampado beeem colorido que comprei em Florença e já foi direto pro bastidor, do jeitinho que ele é...

 Esse aqui é uma releitura do logotipo que usamos no nosso casamento que foi inspirado na nossa paixão por viajar, sempre juntos...
 E por último, uma homenagem a nossa história na Bélgica, o país da chuva. Foi lá onde vivemos juntos pela primeira vez e começamos nossa história juntos.


Esses foram os quadros e um pouco da nossa história... Espero que inspire outras pessoas a bordar, essa arte tão gostosa que anda meio esquecida!

2 commenti: